Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Banco Alimentar: Alimentámos esta ideia...


Banco Alimentar: Alimentámos esta ideia...

Banco ALimentar

 

Também através do Voluntariado, o Millennium bcp esteve presente na campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar, realizada nos dias 1 e 2 de junho.
Um grupo significativo de Colaboradores, familiares e amigos deram o seu contributo solidário nos armazéns de Alcântara, em Lisboa, na pesagem, separação e acondicionamento dos produtos doados.

Este momento de partilha e de cidadania ativa, constituiu um novo testemunho das causas e valores que nos unem e que sempre soubemos traduzir em solidariedade e contributo útil.

O nosso compromisso fez, e fará sempre,  a diferença.

 

Ver vídeo


Campanha de Recolha dos Bancos Alimentares - 1 e 2 de junho


De acordo com a informação disponibilizada pelo Banco Alimentar, "Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram no fim-de-semana de 1 e 2 de junho um total de 2.445 toneladas de géneros alimentares numa nova e concludente manifestação de solidariedade por parte dos portugueses num momento de particular dificuldade, pese embora o evidente agravamento da situação económica e a redução do rendimento disponível dos particulares.

"Estes números evidenciam uma extraordinária adesão e mostram que a solidariedade dos portugueses é maior do que a crise", afirmou Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome.

A campanha mobilizou cerca de 39.200 voluntários e decorreu em 1.181 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu e Madeira.

"Os resultados impressionam tanto mais quanto sabemos que muitos dos que contribuem estão numa situação muito difícil e provam ainda que os portugueses se unem quando acreditam e quando os projetos são claros e mobilizadores", referiu ainda Isabel Jonet.

"Não perca esta oportunidade de ajudar quem mais precisa: compre 2, leve apenas 1", foi o lema e a mensagem positiva da Acão de promoção da campanha nos órgãos de informação, que traduz de uma forma simples o sentido mais puro deste apelo à solidariedade dos Portugueses.

A maior acão de voluntariado do país
39.200 voluntários disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar na campanha de recolha, realizando tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, a pesagem e a separação e acondicionamento dos produtos. Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 2.221 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas. De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28.323 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39.651 milhões de euros), numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.

Campanha de recolha prossegue ainda com vales e online
Até 9 de Junho será ainda possível doar alimentos ou através de vales nas superfícies aderentes ou em www.alimentestaideia.net. A nova plataforma eletrónica de recolha de alimentos caracteriza-se por uma grande simplicidade e acesso ao mais baixo preço do mercado a um conjunto de produtos alimentares essenciais para ajuda às famílias.

 


Fonte: Banco Alimentar