Skip BreadcrumbHome / Segurança / Alerta sobre ofertas de emprego

Alerta sobre ofertas de emprego


Se receber um email com uma oferta de emprego, tenha muito cuidado, pois pode estar a ser alvo de fraude!

Recentemente têm sido detetadas fraudes que usam mensagens de correio eletrónico com propostas de emprego
para Gestores Financeiros, em resposta a ofertas/candidaturas publicadas em sites/classificados de emprego.

O convite é muito credível uma vez que os candidatos têm de preencher um formulário,
onde fornecem todos os dados pessoais e contactos (telefone e email), enviam cópias de documentos
de identificação, documento emitido pelo banco a comprovar o NIB, bem como, comprovativo de morada
(mediante a apresentação de uma cópia da fatura da água, da luz ou do telefone).

 

Exemplo de uma oferta de emprego fraudulenta:

Exemplo de uma oferta de emprego fraudulenta

 

Estas propostas de emprego aliciam com uma remuneração fixa ou por comissão, ou ambas, propõem a gestão de fundos através de transferências bancárias realizadas nas contas pessoais dos candidatos e, posteriormente, a transferência dos montantes recebidos utilizando sistemas de expedição rápida de dinheiro, como por exemplo, via Western Union.

Os contactos da suposta empresa empregadora são sempre efetuados via email ou por telefone, face à necessidade urgente na transferência dos montantes.

Alertamos que ao realizar estas operações a sua conta está a ser utilizada para fins ilícitos de transferências de fundos e poderá ser considerado cúmplice em atividades ilegais.

Caso detete uma situação idêntica à acima descrita, sugerimos que:

  • Num motor de busca, faça uma pesquisa pelos dados da empresa (nome, morada, etc). Muitas vezes estas já estão identificadas em sites ou blogues como entidades fraudulentas;
  • Não disponibilize o seu Número de Identificação Bancária (NIB) para receção de montantes que desconhece e não tem como confirmar a origem.

 

Consulte as nossas Newsletters e outros temas de Segurança aqui.

​​



Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.​

O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.​