Descrição
Emissão
Consiste na emissão de um cheque bancário, em euros ou em moeda estrangeira, sobre o Millennium bcp ou sobre um Banco correspondente, dependendo da moeda, a favor do beneficiário indicado pelo ordenante.
Na emissão de cheques a favor do beneficiário indicado pelo Cliente, o Millennium bcp (sacador) emite o cheque sobre o próprio Banco se se tratar de um cheque em euros, ou outro Banco no estrangeiro (sacado) seu correspondente para cheques emitidos nas restantes moedas.
Permite efetuar pagamentos em diversas moedas e para vários países, sendo que os cheques em euros são sempre emitidos sobre o nosso País.
Tomada
Consiste na receção para depósito em conta de um cheque bancário, a favor do beneficiário indicado pelo Cliente ordenante, normalmente em moeda diferente de Euro, emitido sobre o Millennium bcp, por ordem de um Banco Correspondente do Millennium bcp.
Os cheques podem ser tomados (pelo Banco) de duas formas distintas: para envio à cobrança, ou para depósito, estando qualquer delas sujeitas às Regras e Usos Uniformes Relativas às Cobranças da Câmara de Comércio Internacional em vigor.
O regime de tomada de cheques está sempre sujeito a análise e decisão de risco por parte do Banco.
02.002.5656 - 2012/04/20
Como funciona
Um Cheque Bancário, em diferentes moedas, é um meio de pagamento, emitido pelo banco a pedido do Cliente, a favor de um terceiro e sacado sobre uma conta do próprio banco localizada no estrangeiro. Tal como um cheque de âmbito nacional, apresenta inscrito um Sacador, um Beneficiário, um local e data de emissão e um montante (em números e por extenso). O cheque bancário é obrigatoriamente nominativo, não podendo nunca ser emitido ao portador. Sendo um cheque emitido por um banco existe garantia do seu pagamento.
A Emissão de um Cheque sobre o Estrangeiro, é um serviço à disposição de um Cliente particular ou empresa, que pretenda efetuar um pagamento a uma entidade sediada no estrangeiro. Trata-se de uma operação relativamente simples: após a emissão e entrega do cheque pelo Banco, o Cliente procede à entrega do mesmo ao beneficiário e este por sua vez, o apresenta no seu banco no estrangeiro, recebendo o respetivo crédito do valor após um período de tempo que varia de país para país e de caso para caso.
Um Cheque emitido sobre o Estrangeiro pode após a sua emissão ser alvo de três tipos de ações por parte do Sacador:
- Anulação
A anulação da emissão de um cheque, só pode ser executada no próprio dia da emissão e é motivada por desistência do Cliente ou por lapso do Banco na sua emissão. Pressupõe sempre a entrega do original do cheque.
- Cancelamento
O Cliente pode solicitar o cancelamento do cheque, desde que o cheque a cancelar seja entregue em simultâneo com o seu pedido de cancelamento.
- Stop - Payment
No caso de o cheque ainda não ter sido pago, o Cliente pode solicitar uma suspensão de pagamento do cheque.
A Tomada de Cheques sobre o Estrangeiro é sempre efetuada de acordo com as Regras e Usos Uniformes Relativas às Cobranças da Câmara de Comércio Internacional em vigor.
- Tomada de Cheque(s) nas Condições Standard
Os prazos de indisponibilidade dos fundos são variáveis e dependem da(s) moeda(s) em que os cheques são emitidos, do País e dos Bancos sobre o qual são sacados. A disponibilização do montante do(s) cheque(s) na conta de depósitos à ordem, não garante a boa cobrança dos mesmos, podendo vir a ocorrer uma eventual devolução futura do(s) título(s), o que implicará o consequente débito na referida conta de depósitos.
- Envio à Cobrança
A disponibilização dos fundos, na conta de depósitos à ordem, só é efetuada após receção dos mesmos nas contas do Millennium bcp junto do Banco/Entidade sacada ou Correspondente. Os prazos de cobrança são variáveis e dependem da(s) moeda(s) em que os cheques são emitidos, do país e dos bancos sobre o qual são sacados. De acordo com a legislação em vigor em alguns países, a receção e disponibilização dos fundos nas contas dos Clientes não traduz necessariamente que o(s) respetivo(s) cheque(s) tenha(m) tido boa cobrança, podendo vir a ocorrer uma eventual devolução futura do(s) título(s), o que implicará o consequente débito na referida conta de depósitos.
- Tomada de Cheque(s) com Crédito Imediato
O crédito e disponibilização imediata do montante do(s) cheque(s), na conta de depósitos à ordem, não traduz necessariamente que o(s) respetivo(s) cheque(s) tenha(m) tido boa cobrança, podendo vir a ocorrer uma eventual devolução futura do(s) título(s), o que implicará o consequente débito na referida conta de depósitos.
No que respeita aos pagarés (Espanha) podem ser tomados como cheques sobre o estrangeiro, com ou sem crédito imediato (este último em regime de tomada standard), desde que sejam apresentados na data de vencimento ou em datas posteriores, sendo neste caso aplicado o preçário referente à tomada de cheques sobre o estrangeiro, de acordo com o regime aplicado.
O envio de pagarés à cobrança pode ser efetuado em qualquer data (antes ou após a data de vencimento), sendo neste caso aplicado o preçário das Remessas Documentárias de Exportação.
Os cheques viagem (traveller cheques) podem ser tomados com ou sem crédito imediato, sendo o preçário aplicado de acordo com o regime de tomada.
Quanto custa
Consulte o preçário em vigor, disponível para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp ou em www.millenniumbcp.pt .
Onde posso realizar
No Portal de empresas do Millennium bcp, colocamos à sua disposição a possibilidade de solicitar on-line a emissão de um Cheque sobre o Estrangeiro.
- Para solicitar a emissão de um cheque sobre o Estrangeiro, clique aqui.
Depois de reunidas as respetivas autorizações necessárias à realização desta operação, deverá imprimir o respetivo comprovativo através do Histórico de Operações e deslocar-se a uma sucursal para efetuar o levantamento do cheque. A não apresentação do comprovativo inviabiliza a disponibilização do cheque por parte do Banco.