O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos renovados desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders.
Assim, materializa um modelo de negócio assente numa oferta de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e ambientais, num diálogo contínuo e transparente e na adoção de políticas de sustentabilidade.
Estas fomentam uma cultura de Responsabilidade Social e visam influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.
Neste quadro, é possível dividir a intervenção do Banco em três eixos fundamentais:
Ambiente: implementação de medidas que fomentem a transição justa e inclusiva para um modelo de desenvolvimento económico descarbonizado, incluindo a incorporação da vertente ambiental nos modelos de risco do Banco;
Social: envolvimento com as comunidades externa e interna;
Governo corporativo: integração dos princípios de sustentabilidade nos processos de decisão do Banco.
O Millennium bcp assume assim, como parte integrante do seu modelo de negócio, o compromisso de criar valor social, desenvolvendo ações para – e com – os vários grupos de Stakeholders com o objetivo de, direta e indiretamente, contribuir para o desenvolvimento dos países em que opera.
Signatário dos Princípios do Global Compact, propostos pelas Nações Unidas, o Grupo BCP compromete-se a apoiar os seus 10 Princípios que estabelecem um conjunto de valores no âmbito dos Direitos Humanos, Condições de Trabalho, Proteção do Ambiente e Anticorrupção. O BCP reconhece também a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Envolvimento dos Stakeholders
O Grupo BCP define estratégias e prossegue políticas ajustadas aos renovados desafios impostos pelas partes interessadas com que se relaciona, materializando um modelo de negócio assente num diálogo contínuo e transparente que permita interpretar, compreender e integrar as expectativas e ambições dos seus Stakeholders.
A identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp – de que o exemplo mais recente é a auscultação efetuada em 2019 – tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade, mas tem também viabilizado a rápida deteção e caracterização de oportunidades de melhoria, sendo um forte contributo para a adaptação da estratégia de Sustentabilidade assumida pelo Banco a novas realidades, desafios e imposições.
Matriz de Materialidade
1 – Modelo de Governo de Sustentabilidade
2 – Desempenho económico, estratégia de negócio e de sustentabilidade
3 – Gestão da marca e reputação
4 – Ética e conduta
5 – Combate à corrupção e branqueamento de capitais
6 – Gestão do risco
7 – Qualidade do serviço, satisfação dos clientes e facilidade na apresentação de queixas e reclamações
8 – Segurança de informação e proteção de dados
9 – Transparência da informação prestada aos clientes sobre produtos e serviços
10 – Inovação
11 – Desenvolvimento e formação do capital humano
12 – Atração e retenção de talento
13 – Diversidade e igualdade de oportunidades
14 – Saúde e segurança ocupacional
15 – Conciliação entre a vida pessoal e profissional
16 – Respeito pelos Direitos Humanos
17 – Investimento na comunidade
18 – Voluntariado corporativo
19 – Literacia financeira
20 – Alterações climáticas, eficiência energética e energias alternativas
21 – Ecoeficiência
22 – Formação e sensibilização ambiental (a colaboradores, clientes e comunidade)
23 – Produtos / serviços com benefício social e de apoio ao tecido empresarial
24 – Produtos / serviços com benefício ambiental
25 – Inclusão financeira
26 – Condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada
27 – Integração de critérios ambientais e sociais na análise de risco de crédito e gestão de investimento
28 – Prevenção de sobreendividamento
29 – Gestão responsável de fornecedores
30 – Transformação digital na Banca e o seu impacto na sustentabilidade
A importância relativa dos temas materiais constantes da nova matriz, que orientarão o Millennium bcp no biénio 2020/2021, traduz o nível de maturidade do Banco nos eixos de atuação identificados, mas também o grau de concretização e conformidade já alcançado.
As políticas do Millennium bcp no âmbito da Sustentabilidade estão refletidas no Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS), um plano de compromisso plurianual que constitui o quadro de referência das ações a concretizar pelo Banco. As linhas de orientação e a definição das iniciativas que compõem o PDS resultam do balanceamento e justaposição dos temas materiais relevantes, dos recursos disponíveis e dos enquadramentos económico e de mercado.
Distribuição geográfica (Colaboradores)
Distribuição por género (Colaboradores)
+ de 847 mil horas de formação, média de 46 horas/Colaborador
Fornecedores
Clientes digitais ativos
Comunidades – Donativos
Ambiente
Consumo total de energiaⓘ
Emissões de gases c/efeito de estufaⓘ
Consumo de materiaisⓘ
(1) Foi alterado o âmbito de reporte (em termos de materiais) para permitir comparabilidade com o reportado em 2018.
Indicadores em destaque
Polónia
Energia elétrica: 24.498 MWh (-6%)
Emissões: 34.872 tCO2 (+2%)
Água: 94.078 m³ (+17%)
Materiais: 408 t (+9%)
Resíduos: 246 t (-18%)
Horas de voluntariado: 832
Número de voluntários: 104
Horas de formação: 348.752
Formandos: 14.109 (9.310 M; 4.799 H)
Suíça
Energia elétrica: 114 MWh (-8%)
Emissões: 3 tCO2 (-8%)
Materiais: 6 t (+6%)
Resíduos: 0,05 t (-25%)
Horas de formação: 1.621
Formandos: 78 (21 M; 57 H)
Portugal
Energia elétrica: 41.377 MWh (+3%)
Emissões: 15.839 tCO2 (-4%)
Água: 182.382 m³ (-9%)
Materiais: 1.217 t (-9%)
Resíduos: 347 t (-1%)
Horas de voluntariado: 1.202
Número de voluntários: 292
Horas de formação: 451.155
Formandos: 6.902 (2.932 M; 3.970 H)
Moçambique
Materiais: 476 t (+12%)
Resíduos: 24 t (-5%)
Horas de voluntariado: 905
Número de voluntários: 126
Horas de formação: 45.655
Formandos: 3.034 (1.542 M; 1.492 H)
Responsabilidade Económica
O Grupo BCP desenvolve a sua atividade, em todas as operações, com responsabilidade na relação com Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders, pautando sempre a sua atuação pelo cumprimento de princípios internos de rigor e dos compromissos voluntários assumidos, da legislação aplicável e das disposições emitidas pelas entidades reguladoras e de supervisão.
Clientes
Acionistas
Colaboradores
Responsabilidade Social
A estratégia do Grupo BCP visa promover uma cultura de responsabilidade social, desenvolvendo ações para e com vários grupos de Stakeholders com o objetivo de, direta ou indiretamente, contribuir para o desenvolvimento social dos países em que opera. É assim, num quadro de aproximação à comunidade, que tem materializado a sua política de responsabilidade social, centrando a sua intervenção preferencialmente em iniciativas no âmbito da cultura, da educação e do apoio social.
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Literacia financeira
Fundação Millennium bcp
Produtos e serviços
Benefícios a Colaboradores
Fornecedores
O Millennium bcp é subscritor da Carta de Princípios do BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. Este documento estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial e permite que as empresas subscritoras possam ser reconhecidas junto dos seus clientes, fornecedores e sociedade em geral pela adoção de sólidos compromissos de sustentabilidade.
Responsabilidade Ambiental
O Grupo BCP, a par dos seus objetivos estratégicos de inovação tecnológica e digital, prossegue uma estratégia de Sustentabilidade que incorpora e promove uma cultura de responsabilidade ambiental e de combate às alterações climáticas, com impacto na forma como desenvolve e executa as suas operações, mas também nas políticas de crédito e investimento e na gestão de risco.