Skip BreadcrumbHome / SAFe - Sistema de Autenticação Forte eletrónico-Conceitos básicos

Em que consiste o SAFe

O Sistema de Autenticação Forte eletrónico (SAFe), baseado no standard "Europay Mastercard Visa - Chip Authentication Programme", visa garantir a segurança na autorização de transações no Internet Banking.

A Autenticação Forte assenta na combinação dos seguintes pressupostos:
- Algo que eu sei (Código de Utilizador, Password ou PIN);
- Algo que eu tenho (Token e cartão com chip ou telemóvel)

Assim, para o conjunto de transações que afetam a sua esfera patrimonial e atualmente requerem a introdução da Chave de Confirmação, passará a ser-lhe solicitado um Código de Autorização. Este poderá ser gerado via Token ou SMS.

Deverá, então, validar a transação copiando para o ecrã o Código de Autorização que gerou via Token ou recebeu no seu telemóvel.

 

O que é um Cartão EMV-CAP

O Cartão EMV-CAP (EMV-Europay Mastercard Visa) é um cartão de débito ou crédito que, adicionalmente às funcionalidades de pagamento, inclui uma aplicação CAP (Chip Authentication Programme) utilizada no processo de criptografia associado ao Sistema de Autenticação Forte eletrónico.

O que é um Token

O Token é um dispositivo, na maioria dos modelos semelhante a uma calculadora, que permite utilizar a capacidade criptográfica dos cartões com chip (EMV-CAP) para disponibilizar serviços de segurança em canais bancários ou comerciais não presenciais.

O telemóvel no SAFe

O telemóvel servir-lhe-á para receber um SMS com um Código de Autorização que lhe permite efetuar transações em todas as contas. Este Código de Autorização será enviado para o número de telemóvel registado nos seus dados pessoais.

Caso o número de telemóvel não esteja correto, poderá atualizá-lo através do millenniumbcp.pt (com recurso a Token), dirigindo-se à sucursal mais próxima ou nas Dispensadoras de Cheques disponíveis no Millennium bcp (selecione a opção Outras > Manutenção Cliente).

Código de Autorização

O Código de Autorização pode ser obtido via Token ou SMS e permite-lhe realizar transações em todas as suas contas através do portal millenniumbcp.pt.

Após 3 tentativas inválidas na introdução do Código de Autorização este será bloqueado, impossibilitando a validação de qualquer transação via Internet Banking.

Bloqueio do Código de Autorização:

Para desbloquear o seu Código de Autorização,contacte o Millennium bcp pelos números de telefone, 91 827 24 24 - 93 522 24 24 - 96 599 24 24 - +351 21 005 24 24.
Atendimento Personalizado 24H. O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.

PIN's do cartão

O cartão EMV-CAP é emitido com dois PIN's distintos:
- PIN do Chip que será utilizado no SAFe e,
- PIN da Banda Magnética para as funções enquanto cartão de débito/crédito.

PIN do Chip
É este PIN que o Token irá validar no processo de geração de Código de Autorização (associado ao Sistema de Autenticação Forte eletrónico).

PIN Bloqueado
A introdução por 3 vezes consecutivas do PIN errado no Token origina o bloqueio do Chip do cartão utilizado. É possível desbloquear este PIN numa ATM, através da opção "Alterar Código Secreto", sendo possível manter o PIN anterior.

NOTA: O bloqueio do PIN do Chip não afeta a utilização das funções de débito/crédito do cartão.

PIN da Banda Magnética
Mantém-se a forma atual de funcionamento dos cartões de débito/crédito.

NOTA: O bloqueio do PIN da Banda Magnética (associado às funções normais do cartão de débito/crédito) não afeta a utilização do Chip (associado ao Sistema de Autenticação Forte eletrónico).​​