Guia de utilização do Sistema de
Autenticação Forte eletrónico
Utilizar o SAFe
O SAFe é utilizado na confirmação de algumas operações através da introdução de um Código de Autorização (código descartável, gerado no momento, enviado para o telemóvel do Cliente através de SMS ou gerado via Token).
Assim a utilização deste sistema de segurança torna-se extremamente fácil, pelo facto do Código de Autorização ser gerado via Token ou enviado para o telemóvel, um equipamento que trazemos sempre connosco.
A combinação ideal entre:
1. Algo que eu sei (Código de Utilizador, Código de Acesso e PIN do cartão);
2. Algo que eu tenho (Telemóvel ou Token e cartão com chip).
Como utilizar o Safe com SMS
Autorização de transações via SMS
1. Escolha a opção "Via SMS" e receberá, no telemóvel associado aos seus Dados Pessoais, uma mensagem SMS com um Código de Autorização gerado especificamente para a mesma;
2. Autorize a transação transcrevendo para o campo "Código de Autorização" o Código de Autorização recebido;
3. Na autorização de operações, cada Código de Autorização só pode ser utilizado para confirmação da operação que originou o pedido do seu envio por SMS (One Time Password - OTP) pelo que recomendamos que a respetiva mensagem seja eliminada do telemóvel para não gerar confusão em utilizações futuras.
Como utilizar o Safe com Token
Para situações tais como: deslocações ao estrangeiro; não existir cobertura de rede; etc., tem como alternativa, a possibilidade de utilizar o Token em conjunto com o seu cartão bancário com chip para obter Códigos de Autorização.
Para tal, deve solicitar junto do Centro de Contactos ou de uma Sucursal Millennium bcp, a associação de pelo menos um dos seus cartões Millennium bcp com chip, para utilizar com o Token. Ter presente que, quando o seu cartão for substituído deverá proceder a nova associação ao token.
Autorização de transações via Token
Assim, caso opte por utilizar o Token para autorizar a transação, ser-lhe-á solicitado um Código de Autorização de tipo "a" (Assinatura), ou tipo "i" (Identificação) de acordo com as características da mesma. No ecrã de confirmação será referido o tipo de Código de Autorização requerido.
1. Introduza o Cartão com chip no Token;
2. Selecione a Função "a" ou "i", de acordo com o pedido no ecrã, e pressione "OK";
3. Digite no Token o PIN associado ao Cartão do chip e pressione "OK";
4. Se o PIN estiver correto:
4.1. E o Código de Autorização pedido for do tipo "a", o Token solicita:
4.1.1. 1º dado - corresponde a elementos da transação que está a realizar. A informação dos elementos a introduzir será sempre apresentada no ecrã de confirmação da transação. Após digitar o 1º dado pressione "OK";
4.1.2. 2º dado - o 2º dado será um dado adicional, não necessário nesta fase. Pressione "OK", sem digitar quaisquer dados, para terminar a operação;
4.2. Se o Código de Autorização pedido for do tipo "i", o código é automaticamente gerado, não sendo necessário introduzir quaisquer dados relativos à transação.
4.3. Caso na realização das transações, o PIN fique bloqueado, poderá desbloqueá-lo numa ATM nacional, mediante a operação de alteração de pin (poderá manter o mesmo).
5. O Token calcula e mostra o Código de Autorização gerado. Este Código apenas é válido para a transação que o originou;
6. Autorize a operação transcrevendo, para o campo "Obtido via Token", o Código de Autorização apresentado no visor do Token.
Entidades Confiáveis
Na realização de pagamentos de serviços, algumas entidades são consideradas confiáveis, não sendo por isso solicitado Código de Autorização para confirmar as respetivas operações.
Está estabelecido um limite máximo para essa isenção, acima do qual será sempre requerido Código de Autorização.
Preçário
A utilização do Safe através do SMS é gratuita para todos os Clientes.
Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.
O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.