Skip BreadcrumbHome / Contas / Débitos Diretos SEPA

Débitos Diretos SEPA

 

O serviço de Débitos Diretos é agora semelhante a todos os Países SEPA. As normas, regras e práticas de pagamento passaram a ser comuns em todo o espaço europeu, estando disponível para todos um serviço de pagamentos em euros fiável, seguro e a preços competitivos.

No millenniumbcp.pt pode continuar a pagar todas as faturas de uma entidade de um país da SEPA, na sua conta à ordem, em Portugal, com maior comodidade e total controlo.

Conheça todas as funcionalidades que temos ao seu dispor!

Consulta de autorizações de débito

Pode consultar as suas autorizações de débito e visualizar o respetivo estado. A partir deste ecrã pode efetuar a manutenção a qualquer uma das suas autorizações.

Definição de montantes máximos

Desde que a autorização de débito esteja ativa, tem a possibilidade de alterar, a qualquer momento, o montante máximo definido por cobrança. E no caso dos valores apresentados à cobrança serem superiores ao montante máximo definido por si, os mesmos serão rejeitados.

Defina agora o montante máximo das suas autorizações.

Definição do prazo de vigência da autorização de débito

No millenniumbcp.pt pode fixar uma data de validade para as suas autorizações de débito em conta. Após essa data não será efetuada mais nenhuma cobrança. A definição de limite máximo deve ser efetuada individualmente em cada autorização.

Defina agora a data limite das suas autorizações.

Alteração de designação da autorização de débito

Tem mais do que um seguro a debitar na sua conta e nunca sabe a que se refere cada um deles? Paga a fatura da eletricidade das suas casas e gostava de facilmente identificar à qual se refere? No millenniumbcp.pt ajudamo-lo a identificar cada uma das autorizações de débito.

Altere aqui a designação das suas autorizações.

Inativação/Reativação de autorizações de débito

No millenniumbcp.pt pode inativar uma autorização de débito que considere indevida, sempre que entender. A qualquer momento, pode proceder à reativação dessa mesma autorização. Ao Inativar uma autorização de débito, as cobranças que vierem a ser rececionadas não serão pagas pelo Banco. A partir do momento que reativar as suas autorizações, as cobranças passarão a ser integralmente pagas, de acordo com os limites que estiverem definidos.

Pode inativar/reativar já as suas autorizações de débito.

Cancelamento de autorizações de débito

A qualquer momento, pode proceder ao cancelamento das autorizações de débito das suas contas, através de comunicação à Entidade Credora. O cancelamento de autorizações de débito é irreversível. Pode, no entanto, em alternativa ou cumulativamente, solicitar a Inativação da autorização de débito em millenniumbcp.pt.

Reembolso de cobranças

Enquanto Devedor, dispõe de 8 semanas, após a realização de um débito na sua conta, para requerer ao Banco o respetivo reembolso. Findo esse prazo, dispõe ainda de 13 meses, a contar da data do débito em causa, para solicitar o seu reembolso. O reembolso pode ser solicitado junto de uma sucursal Millennium bcp, caso a cobrança não tenha sido por si autorizada ou tenha sido incorretamente executada.

Alteração da conta para cobrança de autorizações de débito

Sempre que queira alterar a conta onde são efetuadas as suas cobranças, mantendo o sistema de Débitos Diretos, deve contactar diretamente a Entidade Credora. Após a alteração da domiciliação das autorizações de débito deverá definir novamente os limites associados a essas mesmas autorizações (montante e/ou data limite), através da opção de manutenção.

Subscrição de Alertas

Sempre que ocorra um débito na sua conta pode receber um Alerta por SMS ou email. Subscreva o serviço de Alertas e seja informado sempre que ocorra uma cobrança SEPA, nova ou recorrente. O envio de Alertas por email não tem custos associados. O Banco cobra uma comissão de €  0,10 + IVA por Alerta enviado via SMS.

Subscreva já o Alerta Débitos Diretos SEPA.

Gestão de Entidades Credoras

Com a entrada do sistema de Débitos Diretos SEPA, entram também em vigor novas funcionalidades que têm como objetivo permitir-lhe aceitar ou bloquear a entrada de cobranças na sua conta à ordem, por parte de Entidades Credoras. Ou seja, pode definir quais as empresas prestadoras de serviços a quem permite, ou não, realizar Débitos Diretos na sua conta à ordem.

No millenniumbcp.pt pode, a qualquer momento, efetuar a gestão de Entidades Credoras:

Permitir débitos de todas as Entidades Credoras

A partir de 1 de agosto de 2014, este é o cenário, comum a todos os Clientes aderentes ao sistema de Débitos Diretos SEPA, que pode ser alterado por si a qualquer altura.

Na situação “Permitir débitos de todas as Entidades Credoras”, o estado da sua conta à ordem permite que qualquer Entidade Credora possa efetuar cobranças. Caso pretenda definir um outro estado para a sua conta, pode optar por:

  • Adicionar Entidades Credoras não autorizadas - nesta opção poderá indicar quais as Entidades que não permite que emitam cobranças na sua conta à ordem.
  • Não permitir débitos de Entidades Credoras - nesta opção pode bloquear a entrada de autorizações de débito por parte de qualquer Entidade Credora. Nesta situação, a sua conta não permite a entrada de nenhum débito direto.

Caso pretenda receber um Alerta sempre que ocorra uma cobrança na sua conta, subscreva o serviço de Alertas

Conta permite débitos de Entidades Credoras (exceto não autorizadas)

Se o estado da sua conta “permite débitos de Entidades Credoras, exceto não autorizadas”, significa que pode indicar expressamente quais as Entidades Credoras cujas cobranças não autoriza. Todas as Entidades não mencionadas estarão, tacitamente, autorizadas a remeter cobranças para a sua conta à ordem.

Pode, a qualquer momento, definir um outro estado para a sua conta. Neste caso tem as seguintes opções ao seu dispor:

  • Não permitir débitos de Entidades Credoras - nesta opção pode bloquear a entrada de autorizações de débito por parte de qualquer Entidade Credora. Nesta situação a sua conta não permite a entrada de nenhum débito direto.
  • Eliminar Entidades Credoras não autorizadas - permite eliminar da sua lista de Entidades não autorizadas, uma qualquer Entidade Credora. A partir desse momento, a entidade selecionada passa a poder enviar cobranças para a sua conta.
  • Adicionar Entidades Credoras não autorizadas - nesta opção pode incluir Entidades Credoras na lista de Entidades não autorizadas. As Entidades Credoras que incluir nesta opção não poderão enviar cobranças para a sua conta (as que não se encontrarem nesta lista poderão continuar a enviar cobranças).

Conta não permite débitos de Entidades Credoras

Se a sua conta tem definido este estado, então não permite a entrada de nenhum débito direto. Nesta situação estão bloqueadas todas as autorizações de débito que possam existir por parte de qualquer Entidade Credora.

Sempre que entender, pode selecionar umas seguintes opções:

  • Adicionar Entidades Credoras autorizadas - nesta opção pode incluir Entidades Credoras na lista de Entidades cujos débitos são permitidos na sua conta à ordem. Apenas as Entidades Credoras que incluir nesta opção poderão enviar cobranças para a sua conta.
  • Permitir débitos de Entidades Credoras - nesta situação, passa a permitir que qualquer Entidade Credora possa efetuar cobranças na sua conta à ordem. Neste estado a sua conta não fica bloqueada a nenhuma Entidade Credora.

Conta não permite débitos de Entidades Credoras (exceto autorizadas)

Se o estado da sua conta “não permite débitos de Entidades Credoras, exceto as autorizadas”, significa que pode indicar expressamente quais são as Entidades Credoras que podem efetuar cobranças na sua conta à ordem. Todas as restantes Entidades Credoras não mencionadas, não estarão autorizadas a enviar cobranças para a sua conta à ordem.

Caso pretenda realizar alguma alteração a este estado, poderá:

  • Permitir débitos de Entidades Credoras - nesta situação, passa a permitir que todas as Entidades Credoras possam efetuar cobranças na sua conta à ordem. Neste estado a sua conta não fica bloqueada a nenhuma Entidade Credora.
  • Eliminar Entidades autorizadas - permite eliminar da sua lista de Entidades autorizadas, uma qualquer Entidade Credora. A partir desse momento, a entidade selecionada fica interdita de enviar cobranças para a sua conta.
  • Adicionar Entidades Credoras autorizadas - nesta opção pode incluir Entidades Credoras na lista de Entidades cujos débitos são permitidos na sua conta à ordem. Apenas as Entidades Credoras que incluir nesta opção poderão enviar cobranças para a sua conta.

 


Mais Informações

Gestão de Entidades Credoras

Consulta

Manutenção

Subscrição de Alerta

Autorizações de débito

Consulta

Manutenção

Subscrição de Alerta

Links úteis

SEPA

O que mudou

FAQs