Chave móvel digital: o que é, como pedir e usar

O que é?
A Chave Móvel Digital (CMD) é uma forma simples e segura de autenticação que permite o acesso a vários sites públicos e privados, apenas com recurso a um número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos (criado no registo da CMD).
Como aderir?
A adesão é feita através da associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal, e pode ser formalizada:
- Online, em autenticação.gov.pt, para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e respetivo código PIN de autenticação;
- Portal das Finanças, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, poderá autenticar-se com a Chave Móvel Digital;
- Presencialmente, no momento da entrega do Cartão de Cidadão nos serviços do IRN; ou sem necessidade de qualquer PIN, num balcão de atendimento (Espaço do Cidadão ou Espaço Empresa).
Como usar no Millennium bcp?
O acesso ao homebanking do Banco através de autenticação com Chave Móvel Digital carece de prévia adesão.
Após concluída a adesão à Chave Móvel Digital basta introduzir o número de telemóvel, PIN da Chave Móvel Digital e o código de segurança numérico único e temporário de 6 dígitos enviado por SMS ou por email.
Sempre que escolher a autenticação com Chave Móvel Digital no site do Millennium bcp, é direcionado, de forma segura, para o serviço autenticacao.gov.pt, onde é informado dos dados solicitados pelo Banco. Ao autenticar-se através deste serviço terá acesso ao homebanking do Banco.
Chave Móvel Digital A chave que abre todas as portas! |