Skip BreadcrumbHome / Contas / Reduza aqui a Pegada Ecológica com o Millennium bcp

 

Pegada Ecológica:

Todos os Seres Vivos necessitam de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo para sobreviver. A nossa sobrevivência depende da existência de alimentos, de uma fonte constante de energia, da capacidade de os vários resíduos que produzimos serem absorvidos e, assim, deixarem de constituir uma ameaça, bem como da disponibilidade de matérias-primas para os processos produtivos.

A expressão Pegada ecológica (ecological footprint - termo utilizado pela primeira vez em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadiano) refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

É importante avaliar se somos capazes de viver de forma sustentável. Se queremos deixar espaço para as outras espécies e para os habitantes futuros, há que lhes reservar o máximo de espaço.

Sendo a pegada ecológica usada como um indicador de sustentabilidade ambiental, para a calcular é necessário somar todas os componentes que podem causar impactos ambientais, tais como:

  • área de energia fóssil (representa a área que deveríamos reservar para a absorção do CO2 que é libertado em excesso);
  • terra arável (representa a área de terreno agrícola necessária para suprimir as necessidades alimentícias da população);
  • pastagens (representa a área necessária para criar o gado em condições minimamente "razoáveis");
  • floresta (representa a área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos);
  • área urbanizada (representa a área necessária para a construção de edifícios).

Reduzir a pegada ecológica:

Ter consciência dos problemas ambientais que nos rodeiam e querer contribuir para uma atitude mais responsável na proteção do nosso Planeta é um dever de todos nós.

Reduzir a pegada ecológica e os custos financeiros, traduz-se num estilo de vida com mais sentido. É possível integrar uma vida social, económica e cultural a um padrão de vida sustentável em todas as suas vertentes.
Há pequenas atitudes no nosso dia a dia que podem ajudar.

Neste sentido, reunimos um conjunto de produtos e serviços que permitem ou visam, de alguma forma, contribuir para a proteção dos nossos recursos naturais... porque o Planeta é de todos, pelo que todos temos a responsabilidade de o proteger!

  • Extratos Combinados
    Receba o Extrato Combinado e as Notas de Lançamento em formato digital, em alternativa ao papel.
    Subscreva já este serviço e aproveite todas as vantagens!
  • Mobile
    Através dos serviços Mobile 
    também pode ajudar o ambiente.
    Como?
    Efectuando pagamentos de serviços ou carregamentos de telemóveis sem ter que se deslocar a um caixa Multibanco nem imprimir o talão em papel!
    Pode ainda consultar o saldo e os movimentos das suas contas através do telemóvel, a qualquer momento:

(Fonte: Wikipedia)