Principais destaques

Num contexto desafiante, o Millennium bcp destacou-se pela sua agilidade e capacidade de adaptação para se concentrar na defesa da qualidade do balanço, na proteção de Clientes e Colaboradores, no apoio à economia, preservando a continuidade do negócio, e no reforço da componente de suporte social.

Resultado líquido
 
Resultados antes de imparidades e provisões
 
Evolução do custo do risco
 
Melhoria da qualidade dos ativos (Portugal)
 
Capital robusto
 
Crescimento do volume de negócio
 

Estrutura Acionista

Estrutura Acionista
 
Distribuição geográfica
 

Plano estratégico 2018-2021

 

O Millennium BCP definiu cinco prioridades centrais para o futuro:

Mobilização do talento

  • Motivar os Colaboradores para impulsionarem a agenda do Banco, promovendo maior envolvimento e proatividade;
  • Revigorar talento através de um modelo de progressão baseado no mérito;
  • Revisão transversal dos processos de compensação para assegurar o alinhamento com a nova agenda estratégica e com o desempenho alcançado.

Digitalização centrada em dispositivos móveis

  • Redesenhar a experiência dos Clientes na interação digital a partir de uma abordagem centrada em dispositivos móveis;
  • Configurar um modelo omnicanal assente na conveniência e na produtividade, transformando as operações através da implementação de tecnologias de próxima geração;
  • Prosseguir uma estratégia de IT enfocada na atualização da tecnologia, da informação, da segurança e dos procedimentos de trabalho.

Crescimento e liderança em Portugal

  • Maximizar o potencial da posição de maior banco privado português, aumentando a base de Clientes e expandindo relacionamentos;
  • Apoio ao desenvolvimento das empresas portuguesas, servindo simultaneamente todas as necessidades dos Clientes Particulares;
  • Explorar todo o potencial da oferta comercial simplificada e baseada na criação de valor do ActivoBank, avaliando o respetivo potencial de internacionalização.

Crescimento da presença internacional

  • Capitalizar as oportunidades nos mercados de elevado crescimento onde o Banco tem presença significativa e onde dispõe de vantagens competitivas;
  • Na Polónia, intensificar o crescimento e aprofundar relacionamentos no retalho e aumentando a base de negócios com Clientes;
  • Na Suíça, implementar uma profunda mudança, baseada no crescimento dos negócios existentes, na entrada em novos mercados e no aconselhamento por via digital;
  • Em Moçambique, explorar a liderança de mercado para enfocar na rendibilidade e capturar as oportunidades associadas aos grandes projetos de investimento;
  • Em Angola, reforçar o posicionamento como parceiro de negócios confiável e sólido;
  • Analisar oportunidades emergentes relacionadas com a China (fluxos de comércio e investimento, pagamentos, private banking).

Sustentabilidade do modelo de negócio

  • Manter como prioridade clara a melhoria da qualidade da carteira de crédito do Millennium bcp, diminuindo o volume de NPE (redução para 3 mil milhões de euros até 2021) e, simultaneamente, o custo do risco;
  • Reforçar o modelo de gestão de riscos e de compliance para garantir um crescimento sustentável do volume de crédito, com um sólido perfil de risco.
Clientes
Ativos

5,7

milhões

(+43 mil vs. 2019)

Millennium

Global

Clientes
Digitais

3,7

milhões

(+401 mil vs. 2019)

Clientes
Mobile

2,7

milhões

(+489 mil vs. 2019)

Sucursais

1.380

Colaboradores

17.331

Millennium

Portugal

Clientes
Ativos

2,4

milhões

(+49 mil vs. 2019)

Clientes
Digitais

1,3

milhões

(+197 mil vs. 2019)

54%

dos clientes ativos são clientes digitais

Clientes
Mobile

967

mil

(+216 mil vs. 2019)

40%

dos clientes ativos são clientes mobile

Sucursais

478

Colaboradores

7.013

O Millennium bcp manteve a tendência de crescimento da base de Clientes, com destaque para os Clientes mobile (+ 489 mil, dos quais + 216 mil em Portugal).

Ver mapa

Rede Millennium

EUA

Protocolos comerciais

Luxemburgo

Protocolos comerciais

França

Protocolos comerciais

África do Sul

1 Escritório de representação

Venezuela

1 Escritório de representação

Brasil

2 Escritórios de representação

China

1 Escritório de representação

Portugal

477 Sucursais

200 Sucursais com horário diferenciado

420Sucursais com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida

Suíça

1 Sucursal

1 Sucursal com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida

3Escritórios de representação

Macau (China)

1 Sucursal

Polónia

702 Sucursais

85 Sucursais com horário diferenciado

104Sucursais abertas ao sábado

327 Sucursais com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida

Angola

Instituição parceira

Moçambique

199Sucursais

30Sucursais com horário diferenciado

63Sucursais abertas ao sábado

189Sucursais com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida

Reino Unido

1 Escritório de representação


Clientes

Internet

Call Centre

Mobile Banking

ATM

POS
Portugal2.443650.448219.096867.6542.03675.682
Polónia2.4021.786.578218.8321.771.010479660
Suíça2656----
Moçambique85615.83354.041576.0005077.945
Macau (China)3-----

Consideram-se Clientes/utilizadores ativos aqueles que utilizam a internet, o call centre ou o mobile banking pelo menos uma vez nos últimos 90 dias. Não inclui Clientes do ActivoBank.

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