O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos novos desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders. A política de sustentabilidade adotada, que fomenta uma cultura de Responsabilidade Social, tem como principal objetivo influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.
O Millennium bcp continua comprometido com os 10 Princípios do Global Compact, das Nações Unidas, tendo vindo a investir em medidas relacionadas com direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. O Grupo está também empenhado na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, tendo publicado, em 2020, o seu 1.º Relatório de Progresso sobre o “Contributo do Millennium bcp para os ODS das Nações Unidas”.
O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos novos desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders. A política de sustentabilidade adotada, que fomenta uma cultura de Responsabilidade Social, tem como principal objetivo influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.
O Millennium bcp continua comprometido com os 10 Princípios do Global Compact, das Nações Unidas, tendo vindo a investir em medidas relacionadas com direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. O Grupo está também empenhado na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, tendo publicado, em 2020, o seu 1.º Relatório de Progresso sobre o “Contributo do Millennium bcp para os ODS das Nações Unidas”.
O Millennium bcp está agora dotado de um modelo de governo e de um Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) 2020-2021, que permite assegurar o alinhamento da proposta de valor, dos processos e das práticas de negócio e das operações de suporte com princípios ESG (Environmental, Social e Governance). Na concretização deste pilar central de atuação, o Banco tem vindo a robustecer a oferta de produtos e serviços com inclusão de critérios ESG, assumindo uma dinâmica transformadora que permite responder, de forma integrada e coerente, às crescentes solicitações e necessidades dos Clientes.
A intervenção do Banco incide em três eixos fundamentais:
Ambiente
Implementação de medidas que fomentem a transição justa e inclusiva para um modelo de desenvolvimento económico descarbonizado, incluindo a incorporação da vertente ambiental nos modelos de risco do Banco.
Social
Envolvimento com as comunidades externa e interna.
Governo Corporativo
Integração dos princípios de sustentabilidade nos processos de decisão do Banco.
Relação com Stakeholders
A estratégia do Millennium bcp no âmbito da Sustentabilidade está refletida, nos seus diferentes eixos de atuação, no Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) 2021.
Matriz de Materialidade
1 – Modelo de Governo de Sustentabilidade
2 – Desempenho económico, estratégia de negócio e de sustentabilidade
3 – Gestão da marca e reputação
4 – Ética e conduta
5 – Combate à corrupção e branqueamento de capitais
6 – Gestão do risco
7 – Qualidade do serviço, satisfação dos clientes e facilidade na apresentação de queixas e reclamações
8 – Segurança de informação e proteção de dados
9 – Transparência da informação prestada aos clientes sobre produtos e serviços
10 – Inovação
11 – Desenvolvimento e formação do capital humano
12 – Atração e retenção de talento
13 – Diversidade e igualdade de oportunidades
14 – Saúde e segurança ocupacional
15 – Conciliação entre a vida pessoal e profissional
16 – Respeito pelos Direitos Humanos
17 – Investimento na comunidade
18 – Voluntariado corporativo
19 – Literacia financeira
20 – Alterações climáticas, eficiência energética e energias alternativas
21 – Ecoeficiência
22 – Formação e sensibilização ambiental (a colaboradores, clientes e comunidade)
23 – Produtos / serviços com benefício social e de apoio ao tecido empresarial
24 – Produtos / serviços com benefício ambiental
25 – Inclusão financeira
26 – Condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada
27 – Integração de critérios ambientais e sociais na análise de risco de crédito e gestão de investimento
28 – Prevenção de sobreendividamento
29 – Gestão responsável de fornecedores
30 – Transformação digital na Banca e o seu impacto na sustentabilidade
É neste contexto que a identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp – como efetuado em 2019 e com renovação prevista para 2021 – têm permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade. Viabilizam também a rápida deteção e caracterização de oportunidades de melhoria, sendo um forte contributo para a adaptação da estratégia de Sustentabilidade assumida pelo Banco a novas realidades, desafios e imposições.
Ecossistema de Sustentabilidade
Quadro de referência da atividade de Sustentabilidade desenvolvida pelo Millennium bcp, no âmbito dos compromissos, políticas, modelo de governo e relato, e a evolução prevista no contexto do Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) 2021.
Distribuição geográfica
Distribuição por género
Ações de
Formação
3.670
+ de 685.000 horas de formação, média de 40 horas/Colaborador
Fornecedores
Locais
92,2%
Satisfação
Clientes
81,5
pontos índice
Atividade internacional
Comunidades
Donativos
2,0
milhões de euros
Ambiente
Consumo total de energiaⓘ
Emissões de GEEⓘ
Consumo de materiais
Indicadores em destaque
Polónia
Energia elétrica: 23.228 MWh (-5%)
Emissões: 20.706 tCO2 (-41%)
Água: 93.391 m³ (-1%)
Materiais: 491 t (+20%)
Resíduos: 277 t (+13%)
Horas de formação: 250.050
Formandos: 12.874 (8.405 M; 4.469 H)
Donativos: 324.525 €
Horas de voluntariado: (*)
Número de voluntários: (*)
(*) Não aplicável. Não foi possível realizar ações de voluntariado devido à pandemia Covid-19.
Suíça
Energia elétrica: 97 MWh (-15%)
Emissões: 3 tCO2 (-15%)
Materiais: 0 t (-100%)
Resíduos: 0,03 t (-43%)
Horas de formação: 1.269
Formandos: 165 (42 M; 123 H)
Donativos: 22.152 €
Portugal
Energia elétrica: 35.889 MWh (-13%)
Emissões: 10.309 tCO2 (-35%)
Água: 115.426 m³ (-37%)
Materiais: 819 t (-33%)
Resíduos: 489 t (+41%)
Horas de formação: 409.801
Formandos: 6.831 (3.887 M; 2.944 H)
Donativos: 1.360.472 €
Horas de voluntariado: (*)
Número de voluntários: (*)
(*) Não aplicável. Não foi possível realizar ações de voluntariado devido à pandemia Covid-19.
Moçambique
Materiais: 423 t (-11%)
Resíduos: 3 t (-89%)
Horas de formação: 24.727
Formandos: 2.589 (1.332 M; 1.257 H)
Donativos: 292.198 €
Horas de voluntariado: (*)
Número de voluntários: (*)
(*) Não aplicável. Não foi possível realizar ações de voluntariado devido à pandemia Covid-19.
Responsabilidade Económica
O Grupo BCP desenvolve a sua atividade, em todas as geografias onde está presente, com responsabilidade na relação com Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders, pautando sempre a sua atuação pelo cumprimento de princípios internos de rigor, da legislação aplicável e das disposições emitidas pelas entidades reguladoras e de supervisão.
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Clientes
Acionistas
Colaboradores
No âmbito do Compromisso da gestão de topo com a diversidade e igualdade de género, o Millennium bcp renovou a sua participação ativa, para o biénio de 2021/2022, nas atividades desenvolvidas pelo iGen-Fórum das Organizações para a Igualdade de Género, promovido pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. Neste contexto, é com elevado sentido de responsabilidade social que o Millennium bcp integra uma das Task Forces criadas neste Fórum, que tem por compromisso desenvolver iniciativas subordinadas ao tema: Medidas de Igualdade de Género.
Responsabilidade Social
A estratégia do Grupo BCP visa promover uma cultura de responsabilidade social, desenvolvendo ações para e com vários grupos de Stakeholders com o objetivo de, direta ou indiretamente, contribuir para o desenvolvimento social dos países em que opera. É assim, num quadro de aproximação à comunidade, que tem materializado a sua política de responsabilidade social, centrando a sua intervenção preferencialmente em iniciativas de âmbito cultural, educacional e social.
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Participar e partilhar
Literacia financeira
Fundação Millennium bcp
Apoios sociais em contexto de pandemia
Produtos e serviços
Benefícios a Colaboradores
Fornecedores
Ainda em 2020, em Portugal, procedeu-se à revisão dos Princípios Orientadores de Sustentabilidade para Fornecedores, que agora integram todos os contratos de aquisição e prestação de bens ou serviços celebrados pelo Millennium bcp. Este documento inclui aspetos como conformidade legal, boas práticas ambientais e laborais, mas também direitos humanos e aplicação destes princípios na contratação de terceiras partes.
Responsabilidade Ambiental
A abordagem ambiental do Grupo BCP assenta na promoção de uma cultura de responsabilidade e gestão ambiental, desde a definição da política ambiental, à existência de compromissos e metas, planos de ação e investimento e procedimentos para a gestão dos vários aspetos ambientais, com particular foco nas alterações climáticas, eficiência energética e desempenho eco-eficiente das operações. Atualmente, existem vários compromissos, ferramentas e índices com os quais o BCP alinha a sua ambição de responsabilidade ambiental, pelo que destacamos a distinção de A- no CDP Climate Change que o BCP obteve em 2020.
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