Sustentabilidade

Em 2020, o Millennium bcp esteve de novo ao lado das pessoas, da sociedade e das comunidades locais na criação continuada de valor social e na proteção do ambiente, do clima e da biodiversidade.

O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos novos desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders. A política de sustentabilidade adotada, que fomenta uma cultura de Responsabilidade Social, tem como principal objetivo influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.

O Millennium bcp continua comprometido com os 10 Princípios do Global Compact, das Nações Unidas, tendo vindo a investir em medidas relacionadas com direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. O Grupo está também empenhado na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, tendo publicado, em 2020, o seu 1.º Relatório de Progresso sobre o “Contributo do Millennium bcp para os ODS das Nações Unidas”.

O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos novos desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders. A política de sustentabilidade adotada, que fomenta uma cultura de Responsabilidade Social, tem como principal objetivo influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.

O Millennium bcp continua comprometido com os 10 Princípios do Global Compact, das Nações Unidas, tendo vindo a investir em medidas relacionadas com direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. O Grupo está também empenhado na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, tendo publicado, em 2020, o seu 1.º Relatório de Progresso sobre o “Contributo do Millennium bcp para os ODS das Nações Unidas”.

O Millennium bcp está agora dotado de um modelo de governo e de um Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) 2020-2021, que permite assegurar o alinhamento da proposta de valor, dos processos e das práticas de negócio e das operações de suporte com princípios ESG (Environmental, Social e Governance). Na concretização deste pilar central de atuação, o Banco tem vindo a robustecer a oferta de produtos e serviços com inclusão de critérios ESG, assumindo uma dinâmica transformadora que permite responder, de forma integrada e coerente, às crescentes solicitações e necessidades dos Clientes.

A intervenção do Banco incide em três eixos fundamentais:

Ambiente

Implementação de medidas que fomentem a transição justa e inclusiva para um modelo de desenvolvimento económico descarbonizado, incluindo a incorporação da vertente ambiental nos modelos de risco do Banco.

Social

Envolvimento com as comunidades externa e interna.

Governo Corporativo

Integração dos princípios de sustentabilidade nos processos de decisão do Banco.

Relação com Stakeholders

A estratégia do Millennium bcp no âmbito da Sustentabilidade está refletida, nos seus diferentes eixos de atuação, no Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) 2021.

Matriz de Materialidade

1 – Modelo de Governo de Sustentabilidade
2 – Desempenho económico, estratégia de negócio e de sustentabilidade
3 – Gestão da marca e reputação
4 – Ética e conduta
5 – Combate à corrupção e branqueamento de capitais
6 – Gestão do risco
7 – Qualidade do serviço, satisfação dos clientes e facilidade na apresentação de queixas e reclamações
8 – Segurança de informação e proteção de dados
9 – Transparência da informação prestada aos clientes sobre produtos e serviços
10 – Inovação
11 – Desenvolvimento e formação do capital humano
12 – Atração e retenção de talento
13 – Diversidade e igualdade de oportunidades
14 – Saúde e segurança ocupacional
15 – Conciliação entre a vida pessoal e profissional

16 – Respeito pelos Direitos Humanos
17 – Investimento na comunidade
18 – Voluntariado corporativo
19 – Literacia financeira
20 – Alterações climáticas, eficiência energética e energias alternativas
21 – Ecoeficiência
22 – Formação e sensibilização ambiental (a colaboradores, clientes e comunidade)
23 – Produtos / serviços com benefício social e de apoio ao tecido empresarial
24 – Produtos / serviços com benefício ambiental
25 – Inclusão financeira
26 – Condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada
27 – Integração de critérios ambientais e sociais na análise de risco de crédito e gestão de investimento
28 – Prevenção de sobreendividamento
29 – Gestão responsável de fornecedores
30 – Transformação digital na Banca e o seu impacto na sustentabilidade

É neste contexto que a identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp – como efetuado em 2019 e com renovação prevista para 2021 – têm permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade. Viabilizam também a rápida deteção e caracterização de oportunidades de melhoria, sendo um forte contributo para a adaptação da estratégia de Sustentabilidade assumida pelo Banco a novas realidades, desafios e imposições.

Ecossistema de Sustentabilidade

Quadro de referência da atividade de Sustentabilidade desenvolvida pelo Millennium bcp, no âmbito dos compromissos, políticas, modelo de governo e relato, e a evolução prevista no contexto do Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) 2021.

Distribuição geográfica
Colaboradores
Distribuição por género
Colaboradores
Ações de
Formação

3.670

+ de 685.000 horas de formação, média de 40 horas/Colaborador

Fornecedores
Locais

92,2%

Satisfação
Clientes

81,5

pontos índice

Atividade internacional

Comunidades
Donativos

2,0

milhões de euros

Ambiente

Consumo total de energia
 
Emissões de GEE
 
Consumo de materiais
 

Indicadores em destaque

Polónia
Suíça
Portugal
Moçambique

Polónia

Energia elétrica: 23.228 MWh (-5%)
Emissões: 20.706 tCO2 (-41%)
Água: 93.391 m³ (-1%)
Materiais: 491 t (+20%)
Resíduos: 277 t (+13%)

Horas de formação: 250.050
Formandos: 12.874 (8.405 M; 4.469 H)
Donativos: 324.525 €
Horas de voluntariado: (*)
Número de voluntários: (*)

(*) Não aplicável. Não foi possível realizar ações de voluntariado devido à pandemia Covid-19.

Suíça

Energia elétrica: 97 MWh (-15%)
Emissões: 3 tCO2 (-15%)
Materiais: 0 t (-100%)
Resíduos: 0,03 t (-43%)

Horas de formação: 1.269
Formandos: 165 (42 M; 123 H)
Donativos: 22.152 €

Portugal

Energia elétrica: 35.889 MWh (-13%)
Emissões: 10.309 tCO2 (-35%)
Água: 115.426 m³ (-37%)
Materiais: 819 t (-33%)
Resíduos: 489 t (+41%)


Horas de formação: 409.801
Formandos: 6.831 (3.887 M; 2.944 H)
Donativos: 1.360.472 €
Horas de voluntariado: (*)
Número de voluntários: (*)

(*) Não aplicável. Não foi possível realizar ações de voluntariado devido à pandemia Covid-19.

Moçambique

Materiais: 423 t (-11%)
Resíduos: 3 t (-89%)


Horas de formação: 24.727
Formandos: 2.589 (1.332 M; 1.257 H)
Donativos: 292.198 €
Horas de voluntariado: (*)
Número de voluntários: (*)

(*) Não aplicável. Não foi possível realizar ações de voluntariado devido à pandemia Covid-19.

Responsabilidade Económica

Responsabilidade Social

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Económica

O Grupo BCP desenvolve a sua atividade, em todas as geografias onde está presente, com responsabilidade na relação com Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders, pautando sempre a sua atuação pelo cumprimento de princípios internos de rigor, da legislação aplicável e das disposições emitidas pelas entidades reguladoras e de supervisão.

(Clique nas imagens, para saber mais)

Clientes
O Grupo BCP procura estar próximo dos Clientes, disponibilizando canais de distribuição diversificados – Sucursais, Internet, Call Centre, Mobile Banking, ATM (Automated Teller Machines) e POS (Point of Sales) – de forma a responder com eficácia às necessidades de contacto entre o Cliente e o Banco. No âmbito do seu compromisso social, promove a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais para os diversos canais de contacto com o Banco.
Acionistas
O Millennium bcp disponibiliza um espaço aos seus Acionistas, o “Millennium bcp Acionista”, através do qual pretende estar mais próximo dos titulares de participações representativas do seu capital. Através deste serviço, podem comunicar de forma mais próxima com o Banco, além de aceder a produtos e serviços em condições preferenciais e a um conjunto de vantagens e descontos acordados entre o Millennium bcp e os seus parceiros.
Colaboradores
O Grupo BCP assegura um tratamento justo e com igualdade de oportunidades aos seus Colaboradores, promovendo a meritocracia em todas as fases do percurso profissional e definindo a sua remuneração de acordo com a categoria e grau de cumprimento dos objetivos estabelecidos e o rácio salarial de 1:1 entre homens e mulheres com funções, níveis de responsabilidade e percursos profissionais equiparáveis. O Banco reconhece ainda a importância da formação contínua para assegurar a sustentabilidade do negócio e tem procurado disponibilizar as ferramentas e desenvolvimentos necessários à atividade dos Colaboradores.
No âmbito do Compromisso da gestão de topo com a diversidade e igualdade de género, o Millennium bcp renovou a sua participação ativa, para o biénio de 2021/2022, nas atividades desenvolvidas pelo iGen-Fórum das Organizações para a Igualdade de Género, promovido pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. Neste contexto, é com elevado sentido de responsabilidade social que o Millennium bcp integra uma das Task Forces criadas neste Fórum, que tem por compromisso desenvolver iniciativas subordinadas ao tema: Medidas de Igualdade de Género.

Responsabilidade Social

A estratégia do Grupo BCP visa promover uma cultura de responsabilidade social, desenvolvendo ações para e com vários grupos de Stakeholders com o objetivo de, direta ou indiretamente, contribuir para o desenvolvimento social dos países em que opera. É assim, num quadro de aproximação à comunidade, que tem materializado a sua política de responsabilidade social, centrando a sua intervenção preferencialmente em iniciativas de âmbito cultural, educacional e social.

(Clique nas imagens, para saber mais)

Participar e partilhar
O Millennium bcp tem organizado, incentivado e acompanhado, no âmbito da sua política de Responsabilidade Social em Portugal, ações internas de solidariedade que promovam uma cultura de proximidade e acrescentem valor social. Na Polónia, o Bank Millennium continua a dinamizar um conjunto significativo de ações no âmbito da cultura e voluntariado e, em Moçambique, o compromisso social do Banco é materializado no programa “Mais Moçambique pra Mim”. Foram ainda realizadas ações de voluntariado na Suíça, protagonizadas pelo Millennium Banque Privée, e em Angola, implementadas pelo Banco Millennium Angola.
Literacia financeira
O Grupo BCP assume como objetivo estratégico, em todas as suas operações, o aumento dos níveis de literacia financeira. Exemplo deste compromisso são as ações que o Banco tem vindo a desenvolver de forma continuada para aumentar os conhecimentos financeiros dos cidadãos, nomeadamente dos mais jovens, tendo sempre presente a importância da adoção generalizada de comportamentos bancários responsáveis, de tomadas de decisão esclarecidas, estáveis e informadas.
Fundação Millennium bcp
A Cultura, o Conhecimento e a Solidariedade Social constituem os três focos da atuação da Fundação Millennium bcp. Através do apoio a projetos nestas três áreas, a Fundação visa promover o desenvolvimento da sociedade, nas suas diversas vertentes, e incentivar a atividade das entidades apoiadas, de forma que estas aumentem o seu potencial de inovação e de sustentabilidade.
Apoios sociais em contexto de pandemia
A celeridade na definição e implementação de medidas e a forte aposta na comunicação direta com os Colaboradores permitiu ao Grupo BCP proteger Pessoas e Negócio e, mesmo apesar do necessário distanciamento físico, estar próximo e presente para quem necessitou, interna e externamente.
Produtos e serviços
O Grupo BCP garante uma oferta completa e abrangente de produtos e serviços financeiros e continua, no âmbito do desenvolvimento das suas linhas de negócio responsável, a disponibilizar um número crescente de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e de respeito pelo ambiente e pela natureza. Está também consciente de que a implementação de critérios e standards sociais e ambientais na oferta comercial se traduz numa gestão de risco mais eficaz, valor reputacional e melhor qualidade dos produtos e serviços disponibilizados aos Clientes, indo de encontro às necessidades e pretensões de um mercado cada vez mais identificado com a sustentabilidade.
Benefícios a Colaboradores
O Grupo BCP disponibiliza um conjunto diversificado de benefícios sociais aos Colaboradores, que vai além do que se encontra estabelecido na legislação aplicável nas diferentes geografias. Os benefícios atribuídos abrangem áreas como a saúde e segurança, crédito, parentalidade, apoio à educação e cultura e lazer.
Fornecedores
No Grupo BCP, o processo de seleção de Fornecedores obedece fundamentalmente a critérios de competência global da empresa, funcionalidade, qualidade e flexibilidade das soluções específicas a adquirir e capacidade continuada de prestação do serviço. Em todas as operações do Grupo continua a privilegiar-se a compra a Fornecedores do próprio país, registando-se um valor de 92,2% de pagamentos a Fornecedores locais. Os principais Fornecedores do Banco são empresas que publicam a sua performance económica, ambiental e social, assegurando uma contratação de bens e serviços responsável.
Ainda em 2020, em Portugal, procedeu-se à revisão dos Princípios Orientadores de Sustentabilidade para Fornecedores, que agora integram todos os contratos de aquisição e prestação de bens ou serviços celebrados pelo Millennium bcp. Este documento inclui aspetos como conformidade legal, boas práticas ambientais e laborais, mas também direitos humanos e aplicação destes princípios na contratação de terceiras partes.

Responsabilidade Ambiental

A abordagem ambiental do Grupo BCP assenta na promoção de uma cultura de responsabilidade e gestão ambiental, desde a definição da política ambiental, à existência de compromissos e metas, planos de ação e investimento e procedimentos para a gestão dos vários aspetos ambientais, com particular foco nas alterações climáticas, eficiência energética e desempenho eco-eficiente das operações. Atualmente, existem vários compromissos, ferramentas e índices com os quais o BCP alinha a sua ambição de responsabilidade ambiental, pelo que destacamos a distinção de A- no CDP Climate Change que o BCP obteve em 2020.

(Clique nas imagens, para saber mais)

Operações sustentáveis
O Banco monitoriza regularmente um conjunto de indicadores de desempenho ambiental que medem a ecoeficiência do Banco no âmbito dos seus principais consumos. O ano 2020 foi atípico, marcado pelos efeitos da pandemia Covid-19 e pelos seus impactos económicos, sociais e ambientais, situação que deverá ser tida em conta na análise do desempenho alcançado.
Descarbonização
O compromisso do Grupo BCP assenta na minimização da sua pegada de carbono e no apoio aos seus Clientes na transição para uma economia de baixo carbono, de forma a contribuir para o alcance das medidas e objetivos definidos pela agenda política internacional. Em 2020, o Banco tem vindo a reforçar este esforço de mitigação da sua pegada de carbono, não só através da minimização de emissões da sua atividade, como também através de iniciativas de compensação de emissões.
Eficiência energética
Foi dada continuidade ao investimento em medidas de eficiência operacional, nas várias operações, através da otimização de processos e equipamentos, reforçando um conjunto de medidas de redução de consumos que permitem a obtenção simultânea de ganhos tecnológicos, financeiros e ambientais. Outra das prioridades do Grupo BCP nesta área é a produção e consumo de energia renovável, tendo o Grupo assumido no Plano Diretor de Sustentabilidade 2021 compromissos relacionados com o aumento da instalação de centrais fotovoltaicas e com o consumo e compra de energia renovável.
Gestão de recursos
Em termos globais, o Grupo BCP registou uma redução na captação total de água e no consumo dos seus principais materiais consumidos (papel e cartão, plástico e tinteiros/toners).

O caminho da eficiência do Millennium bcp em Portugal, 2010–2020

Consumo de energia elétrica (MWh)
Energia produzida dos painéis fotovoltaicos (MWh)
Consumo de energia elétrica, desde 2010
Redução de 
61 %
Consumo de energia elétrica/Colaborador, desde 2010
Redução de 
43 %
Certificação energética e de qualidade de ar interior
Classificação B 
71 %
MWh por Colaborador

Principais reconhecimentos e parcerias

Partilhar