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Sustentabilidade

O Millennium bcp assume o compromisso de criar valor social, desenvolvendo ações para – e com – os vários grupos de Stakeholders com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento económico e social dos países em que opera.

O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos renovados desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders. Assim, materializa um modelo de negócio assente numa oferta de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e ambientais, num diálogo contínuo e transparente e na adoção de políticas de sustentabilidade. Estas fomentam uma cultura de Responsabilidade Social e visam influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.

As grandes dimensões:

Envolvimento com a comunidade externa e com a comunidade interna;

 

Oferta de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e ambientais;

 

Partilha dos princípios de sustentabilidade.

 

O Grupo respeita e compromete-se a apoiar os 10 Princípios do Global Compact, propostos pelas Nações Unidas, que estabelecem um conjunto de valores no âmbito dos Direitos Humanos, Condições de Trabalho, Proteção do Ambiente e Anticorrupção. O BCP reconhece ainda a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e da sua Agenda para o Desenvolvimento.

Relação com Stakeholders

A identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade.

Matriz de Materialidade

Matriz em vigor desde janeiro 2018. Em dezembro de 2018, o Banco procedeu à revisão dos riscos.

Identificação e integração das expectativas

A identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade – e que importa consolidar –, mas tem também viabilizado a rápida deteção e caracterização de oportunidades de melhoria – que importa aprofundar –, sendo um forte contributo para a adaptação da estratégia de Sustentabilidade assumida pelo Banco a novas realidades, desafios e imposições.

A estratégia do Millennium bcp no âmbito da Sustentabilidade está refletida num Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS), um plano de compromisso plurianual que constitui o quadro de referência das ações a concretizar pelo Banco. As linhas de orientação e a definição das iniciativas que compõem o PDS resultam do balanceamento e justaposição dos temas materiais relevantes, dos recursos disponíveis e dos enquadramentos económico e de mercado.

Distribuição geográfica (Colaboradores)
Distribuição por género (Colaboradores)
 
6.233
ações de formação
+ de 625.000 horas, média de 39 horas/Colaborador
Fornecedores
 
92,2 %
Fornecedores locais
Clientes digitais ativos
Grupo
Internet 
1.980.905
Mobile Banking 
2.106.289
Comunidades – Donativos
Milhões de euros

Ambiente

Consumo total de energia
TJ e MWh/Colaborador (1)

(1) Inclui a central de cogeração de Portugal; exclui o data centre em Portugal e dados de Moçambique.

Emissões de GEE
tCO2e
Consumo de materiais
t (1)

(1) Foi alterado o âmbito (em termos de materiais reportados) de reporte para permitir comparabilidade com o reportado em 2018.

Indicadores em destaque

Portugal
Suíça
Polónia
Moçambique

Responsabilidade Económica

Responsabilidade Social

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Económica

O Grupo BCP desenvolve a sua atividade, em todas as operações, com responsabilidade na relação com Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders, pautando sempre a sua atuação pelo cumprimento de princípios internos de rigor, da legislação aplicável e das disposições emitidas pelas entidades reguladoras e de supervisão.

Clientes
O Grupo BCP procura estar próximo dos Clientes, disponibilizando canais de distribuição diversificados – Sucursais, Internet, Call Centre, Mobile Banking, ATM (Automated Teller Machines) e POS (Point of Sales) – de forma a responder com eficácia às necessidades de contacto entre o Cliente e o Banco. No âmbito do seu compromisso social, promove a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais para os diversos canais de contacto com o Banco.
Acionistas
O Millennium bcp disponibiliza um espaço aos seus acionistas, o “Millennium bcp Acionista”, através do qual pretende estar mais próximo dos titulares de participações representativas do seu capital. Este serviço permite ainda o acesso a produtos e serviços do Banco em condições preferenciais e a um conjunto de vantagens e descontos acordados entre o Millennium bcp e os seus parceiros.
Colaboradores
O Grupo BCP assegura um tratamento justo e com igualdade de oportunidades aos seus Colaboradores, promovendo a meritocracia em todas as fases do percurso profissional e definindo a sua remuneração de acordo com a categoria e grau de cumprimento dos objetivos estabelecidos e o rácio salarial de 1:1 entre homens e mulheres com funções e nível de responsabilidade equiparáveis. O Banco reconhece ainda a importância da formação contínua para assegurar a sustentabilidade do negócio, disponibilizando as ferramentas e desenvolvimentos necessários à atividade dos Colaboradores.

Responsabilidade Social

A estratégia do Grupo BCP visa promover uma cultura de responsabilidade social, desenvolvendo ações para e com vários grupos de Stakeholders com o objetivo de, direta ou indiretamente, contribuir para o desenvolvimento social dos países em que opera. É assim, num quadro de aproximação à comunidade, que tem materializado a sua política de responsabilidade social, centrando a sua intervenção preferencialmente em iniciativas de âmbito cultural, educacional e social.

Participar e partilhar
O Millennium bcp promove uma cultura de proximidade com as comunidades locais. Nesse âmbito, realiza regularmente ações com o objetivo de acrescentar valor social, seja através da dinamização de iniciativas de solidariedade internas, seja do envolvimento dos Colaboradores enquanto voluntários.
Literacia financeira
O Grupo BCP assume como objetivo estratégico, em todas as suas operações, o aumento dos níveis de literacia financeira. Exemplo deste compromisso são as ações que o Banco tem vindo a desenvolver de forma continuada para aumentar os conhecimentos financeiros dos cidadãos, nomeadamente dos mais jovens, tendo sempre presente a importância da adoção generalizada de comportamentos bancários responsáveis de tomadas de decisão esclarecidas, estáveis e informadas.
Fundação Millennium bcp
A Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de responsabilidade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade nas diversas áreas da sua intervenção: Cultura, Educação/Investigação e a Solidariedade Social.
Produtos e serviços
O Grupo BCP garante uma oferta completa e abrangente de produtos e serviços financeiros e, no âmbito do desenvolvimento das suas linhas de negócio responsável, continua a disponibilizar soluções que incorporam princípios sociais e de respeito pelo ambiente e pela natureza. Neste âmbito, destacam-se o microcrédito, o Serviço de Acompanhamento Financeiro (SAF), os cartões de crédito que incentivam o apoio social/ambiental, os Fundos de Investimento Responsáveis, assim como diversas soluções de apoio a empresas, particulares e entidades do setor social.
Benefícios a Colaboradores
Em todas as geografias onde está presente, o Grupo BCP disponibiliza um conjunto alargado de benefícios sociais aos Colaboradores, o qual vai muito além do que se encontra estabelecido na legislação aplicável localmente. Os benefícios atribuídos abrangem áreas como a saúde e segurança, concessão de crédito, proteção à parentalidade, educação, cultura, desporto e lazer.
Fornecedores
O processo de seleção de Fornecedores do Millennium obedece a critérios de competência global da empresa, funcionalidade, qualidade e flexibilidade das soluções a adquirir e capacidade continuada de prestação do serviço. Em todas as operações do Grupo é privilegiada a compra a Fornecedores locais. Os principais Fornecedores do Banco são empresas que publicam a sua performance económica, ambiental e social, assegurando uma contratação de bens e serviços responsável.

Responsabilidade Ambiental

O Grupo BCP prossegue uma estratégia de Sustentabilidade que incorpora e promove uma cultura de responsabilidade ambiental e de combate às alterações climáticas, a par dos seus objetivos estratégicos de inovação tecnológica e digital.

Ecoeficiência operacional
O Banco monitoriza regularmente um conjunto de indicadores de desempenho ambiental que medem a ecoeficiência do Banco no âmbito dos seus principais consumos. Em termos globais, o nível de ecoeficiência do Banco continuou a melhorar, resultado do investimento contínuo na otimização dos processos, em novos equipamentos e em iniciativas de sensibilização dos Colaboradores para adoção de comportamentos mais responsáveis. Estas medidas de ecoeficiência têm vindo a permitir reduzir não só o impacte ambiental da atividade do Banco, mas também os custos operacionais associados.
Sensibilização ambiental
A sensibilização ambiental junto dos Colaboradores e Clientes para a promoção de boas práticas ambientais é um dos pilares da gestão ambiental do Grupo BCP, considerando-se que a redução do impacto ambiental depende, também, da alteração de comportamentos dos Colaboradores. O Grupo continuou a investir num conjunto de medidas nas várias operações, de acordo com a sua realidade local, com vista a incentivar e motivar os Colaboradores a uma gestão rigorosa dos recursos no exercício diário das suas funções.
Pegada ecológica
O Millennium bcp monitoriza regularmente um conjunto de indicadores de performance ambiental que medem a ecoeficiência no âmbito dos seus principais consumos – energia, emissões de CO2, água, materiais e produção de resíduos. Em termos globais, registou-se mais um ano de melhoria do nível de ecoeficiência do Banco, resultante do investimento contínuo na otimização dos processos, da instalação da central solar fotovoltaica, do foco na desmaterialização, bem como das ações de sensibilização para a alteração de comportamentos diários dos Colaboradores relativamente à utilização racional dos recursos.
Alterações climáticas
O Grupo BCP assume o compromisso de adaptação às alterações climáticas, contribuindo para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, quer através da sua atividade operacional, quer pela disponibilização de produtos financeiros sustentáveis. O Banco apoia ainda organizações e projetos que atuam neste contexto, participando no CDP – Carbon Disclosure Project e em iniciativas colaborativas, de que são exemplo as promovidas pelo BCSD Portugal.

O caminho do Millennium bcp na eficiência energética, 2010–2018

Principais medidas implementadas
Substituição de lâmpadas tradicionais por tecnologia LED
Otimização dos parâmetros de funcionamento de equipamentos de iluminação, AVAC e central térmica
Programa Green IT
Campanha Sinalética Ambiental
Monitorização periódica de consumos e auditorias energéticas
Instalação de central solar fotovoltaica
Consumo de energia elétrica (MWh)
Consumo de energia da Central de Cogeração (%)
Redução de consumo de energia elétrica (%)
Consumo de energia elétrica
Redução de 
56 %
MWh por Colaborador
Consumo de energia elétrica/Colaborador
Redução de 
37 %
Certificação energética e de qualidade de ar interior
Classificação B 
71 %

Principais reconhecimentos e parcerias

Portugal
Polónia