O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos renovados desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders. Assim, materializa um modelo de negócio assente numa oferta de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e ambientais, num diálogo contínuo e transparente e na adoção de políticas de sustentabilidade. Estas fomentam uma cultura de Responsabilidade Social e visam influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.
As grandes dimensões:
Envolvimento com a comunidade externa e com a comunidade interna;
Oferta de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e ambientais;
Partilha dos princípios de sustentabilidade.
O Grupo respeita e compromete-se a apoiar os 10 Princípios do Global Compact, propostos pelas Nações Unidas, que estabelecem um conjunto de valores no âmbito dos Direitos Humanos, Condições de Trabalho, Proteção do Ambiente e Anticorrupção. O BCP reconhece ainda a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e da sua Agenda para o Desenvolvimento.
![](/relcontas/2018/files/sust_stakeholders.png)
![](/relcontas/2018/files/sust_stakeholders.png)
Relação com Stakeholders
A identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade.
Matriz de Materialidade
![](/relcontas/2018/files/matriz-materialidade_pt.png)
Matriz em vigor desde janeiro 2018. Em dezembro de 2018, o Banco procedeu à revisão dos riscos.
Identificação e integração das expectativas
A identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade – e que importa consolidar –, mas tem também viabilizado a rápida deteção e caracterização de oportunidades de melhoria – que importa aprofundar –, sendo um forte contributo para a adaptação da estratégia de Sustentabilidade assumida pelo Banco a novas realidades, desafios e imposições.
A estratégia do Millennium bcp no âmbito da Sustentabilidade está refletida num Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS), um plano de compromisso plurianual que constitui o quadro de referência das ações a concretizar pelo Banco. As linhas de orientação e a definição das iniciativas que compõem o PDS resultam do balanceamento e justaposição dos temas materiais relevantes, dos recursos disponíveis e dos enquadramentos económico e de mercado.
Distribuição geográfica (Colaboradores)
Distribuição por género (Colaboradores)
+ de 625.000 horas, média de 39 horas/Colaborador
Fornecedores
Clientes digitais ativos
Comunidades – Donativos
Ambiente
Consumo total de energia
(1) Inclui a central de cogeração de Portugal; exclui o data centre em Portugal e dados de Moçambique.
Emissões de GEEⓘ
Consumo de materiais
(1) Foi alterado o âmbito (em termos de materiais reportados) de reporte para permitir comparabilidade com o reportado em 2018.
Responsabilidade Económica
O Grupo BCP desenvolve a sua atividade, em todas as operações, com responsabilidade na relação com Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders, pautando sempre a sua atuação pelo cumprimento de princípios internos de rigor, da legislação aplicável e das disposições emitidas pelas entidades reguladoras e de supervisão.
Clientes
Acionistas
Colaboradores
Responsabilidade Social
A estratégia do Grupo BCP visa promover uma cultura de responsabilidade social, desenvolvendo ações para e com vários grupos de Stakeholders com o objetivo de, direta ou indiretamente, contribuir para o desenvolvimento social dos países em que opera. É assim, num quadro de aproximação à comunidade, que tem materializado a sua política de responsabilidade social, centrando a sua intervenção preferencialmente em iniciativas de âmbito cultural, educacional e social.
Participar e partilhar
Literacia financeira
Fundação Millennium bcp
Produtos e serviços
Benefícios a Colaboradores
Fornecedores
Responsabilidade Ambiental
O Grupo BCP prossegue uma estratégia de Sustentabilidade que incorpora e promove uma cultura de responsabilidade ambiental e de combate às alterações climáticas, a par dos seus objetivos estratégicos de inovação tecnológica e digital.
Ecoeficiência operacional
Sensibilização ambiental
Pegada ecológica
Alterações climáticas
O caminho do Millennium bcp na eficiência energética, 2010–2018
Principais medidas implementadas
Consumo de energia elétrica (MWh)
![](/relcontas/2018/files/graf_consenerg_pt.png)
Consumo de energia da Central de Cogeração (%)
![](/relcontas/2018/files/graf_cogeracao.png)
Redução de consumo de energia elétrica (%)
![](/relcontas/2018/files/graf_reducao_consumo.png)
Consumo de energia elétrica
MWh por Colaborador
![](/relcontas/2018/files/graf_mwh_colaborador_pt.png)
Consumo de energia elétrica/Colaborador
Certificação energética e de qualidade de ar interior
Principais reconhecimentos e parcerias
Portugal
![](/relcontas/2018/files/recon_portugal.png)
Polónia
![](/relcontas/2018/files/recon_polonia-e1556808807717.png)