Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp patrocina Exposição "O Surrealismo na Colecção Fundação Cupertino de Miranda"

2009/01/22

Entrada gratuita

O Millennium bcp é o patrocinador principal da exposição de pintura "O Surrealismo na Colecção Fundação Cupertino de Miranda", que se realizará entre os dias 24 de Janeiro e 29 de Março de 2009, patente na Galeria do Torreão Nascente, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

O evento de inauguração decorrerá amanhã, 23 de Janeiro, a partir das 21h00. A exposição, que conta igualmente com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, estará aberta de terça a sexta-feira, entre as 10h e as 19h, sábado e domingo, entre as 14h e as 19h, encerrando à segunda-feira e feriados. A entrada é livre.

Esta exposição, que integra o espólio da Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão, tem cerca de 230 obras de alguns dos mais importantes nomes do Surrealismo português e estrangeiro, das quais se destacam os núcleos de obras de Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny e Eurico Gonçalves.

Na obra artística de Cruzeiro Seixas apresenta-se um conjunto de colagens que reflectem o carácter mais experimentalista do autor, para além das pinturas do período de África onde a cor é uma predominante de força e expressividade. No caso de Mário Cesariny apresentam-se obras que permitem uma incursão ao universo mais informalista e revelador de uma liberdade plástica. De Eurico Gonçalves estão patentes as principais pinturas com que iniciou a sua actividade plástica.

Na exposição estão também representados trabalhos de artistas como Mário Henrique Leiria, Pedro Oom, Jorge Vieira, Risques Pereira, Mário Botas, João Rodrigues, Paula Rego, Teixeira de Pascoaes, Manuel Patinha, Philip West, Eugenio Granell, Víctor Brauner, Hans Bellmer, Max Ernst, Anne Ethuin, Edouard Jaguer, Breton, Jorge Camacho e Isabel Meyrelles.

Com esta iniciativa, o Millennium bcp reforça o seu compromisso no apoio à Cultura e homenagem aos artistas nacionais, promovendo a partilha e divulgação das obras de Arte com o grande público.