Skip BreadcrumbHome / Imprensa / ActivoBank7 apresenta 1,1 milhões de euros de resultados antes de impostos

ActivoBank7 apresenta 1,1 milhões de euros de resultados antes de impostos

2009/03/18

O ActivoBank7 atingiu, no final de 2008, um resultado antes de impostos de 1,1 Milhões de Euros (-66% face a 2007) na sequência de uma conjuntura do ano de 2008 que muito condicionou a actividade do Banco.

O Produto Bancário situou-se nos 9,0 Milhões de Euros (-18%) reflectindo a evolução menos favorável das comissões de trading e de comercialização de fundos de investimento. Os custos operacionais apresentaram um crescimento moderado, de 4%, decorrentes das medidas de controlo rigoroso que foram implementadas. Os resultados líquidos foram de 565 Milhares de Euros.

Evidencia-se, com este resultado, a capacidade do Banco de proporcionar aos seus Clientes linhas de negócio alternativas, nomeadamente através de produtos sem risco como sejam os depósitos a prazo, o que lhe permite continuar assegurar a consistência dos seus resultados, mesmo em condições de mercado muito adversas que afectaram os produtos relacionados com os mercados de capitais (fundos de investimento e corretagem).

Destacam-se os seguintes indicadores relativamente à actividade de 2008:

  • Recursos a prazo: +18%;
  • Produtos estruturados e Obrigações: +66%;
  • Património sob gestão: -31%
  • Nº de operações de bolsa: -16%
  • Produto Bancário: -18%
  • Resultados antes de impostos: -66%
  • Nº de chamadas efectuadas para clientes: +37%

Para o desempenho apresentado, contribuiu decisivamente a capacidade de inovação do Banco e o seu enfoque na selecção independente dos melhores produtos de investimento para os seus Clientes, por forma a permitir-lhes uma diversificação das suas carteiras em função dos seus objectivos de retorno, horizonte temporal e tolerância ao risco.

Neste contexto, foram lançados 155 novos fundos de investimento e introduziram-se duas novas sociedades gestoras.

A oferta de produtos mais conservadores, como os depósitos a prazo e os produtos estruturados de capital garantido, foi reforçada sustentando a estratégia de captação e retenção de capitais num contexto de volatilidade acrescida e de maior aversão ao risco por parte dos Clientes.

O lançamento de campanhas com diferentes soluções de investimento foi enquadrado pelos temas que o ActivoBank7 considerou serem boas oportunidades e ideias de investimento em 2008. Para o segmento de Clientes trader, a oferta do banco foi aumentada com o lançamento do pack de 100 ordens de bolsa pré-pagas e com a introdução de novos instrumentos financeiros com destaque para os Reverse ETF, Reverse Commodities e Reverse ETC.

Tendo presente a velocidade com que as condições de mercado se alteraram em 2008, o acompanhamento dos Clientes e a disponibilização de informação relevante para as suas decisões de investimento, constituíram um vector fundamental da actuação do ActivoBank7. Nesse sentido, procedeu-se a uma optimização dos procedimentos comerciais, motivando um aumento no número de contactos efectuados por iniciativa do Banco e à introdução de um maior dinamismo comercial nos órgãos de call-center.

Adicionalmente, o ActivoBank7 manteve uma presença constante junto de Clientes e do mercado em geral, através da sua Newsletter de Investimento. As Newsletter elaboradas ao longo deste ano proporcionaram uma análise sustentada para os grandes temas da actualidade economico-financeira, com especial incidência para a crise dos mercados financeiros.

Ainda neste âmbito, manteve-se a estratégia de reforço do interesse dos conteúdos do ActivoLive, a plataforma multimédia do Banco, que passou a disponibilizar, para além da abertura dos mercados, o resumo do fecho dos principais mercados europeus. Lançou-se a Academia Virtual, um conceito inovador que visa proporcionar aos nossos Clientes o acesso a conteúdos educacionais multimédia e colocaram-se à disposição dos Clientes no espaço Workshop Activo, várias entrevistas de fundo dedicadas a temas da actualidade financeira.