João Garcia conquista Manaslu
2009/04/28
O alpinista português João Garcia conquistou hoje, às 11 horas locais, o topo da montanha Manaslu, a oitava montanha mais alta do Mundo com 8.163 metros de altitude, situada no Nepal, na região de Gurkha.
No ataque final ao topo do Manaslu, João Garcia partiu do Campo 3, a 7.000 metros, tendo demorado nove horas para subir os 1.200 metros que o separavam do cume. A descida até ao Acampamento Base demorou também nove horas.
A escalada foi realizada, como sempre, sem recurso a oxigénio artificial.
Com esta ascensão, João Garcia acaba de conquistar a 12ª montanha com mais de 8.000 metros. No âmbito do projecto "À conquista dos picos do Mundo", que decorrerá até 2010, só faltam escalar 2 montanhas - Nanga Parbat e Annapurna.
Quando atingir este objectivo, o nome de João Garcia ficará inscrito no clube restrito de alpinistas que já o conseguiram escalar as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude.
Ao apoiar este conjunto de expedições de alpinismo, o Millennium bcp dá continuidade à sua aposta em projectos inovadores e de dimensão internacional, que possibilitem uma maior exposição e protagonismo de Portugal em todo o Mundo.