Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Jovens à descoberta da Colecção de Pintura do Millennium bcp

Jovens à descoberta da Colecção de Pintura do Millennium bcp

2009/05/19

Jovens descobrem obras de 41 autores portugueses de forma didáctica

O Millennium bcp acaba de lançar "À Descoberta de... uma Colecção de Pintura", uma publicação juvenil que "troca em miúdos" as obras que integram a exposição itinerante de Arte Partilhada Millennium bcp, patente ao público, na sua primeira edição, de 4 de Maio a 25 de Junho, em Bragança.

Da autoria da historiadora de arte Sofia Lapa e com design de Nuno Caniça, esta publicação partilha com o público escolar 41 quadros de autores portugueses, sugerindo, em breves textos, chaves de interpretação para 21 das obras.

Página a página e de uma forma lúdica e formativa, entre questões e actividades diversas, os jovens partirão à descoberta do processo criativo e da linguagem pictórica que marca o universo de cada autor.

Abarcando os movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea, a colecção de pintura que o Millennium bcp partilha com os mais novos apresenta obras de artistas como José Malhoa, Columbano Bordalo Pinheiro, Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Vieira da Silva, António Dacosta, Mário Cesariny, Menez, Eduardo Luiz, Paula Rego, Graça Morais, entre outros.

Mais do que assegurar a partilha do seu património cultural com todos os portugueses, o Millennium bcp assume, através desta publicação, um compromisso social para com os jovens.

"À Descoberta de... uma Colecção de Pintura" foi lançada esta tarde no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança (no âmbito da exposição que tem lugar no mesmo espaço), deixando às crianças e jovens bragantinos o desafio da descoberta da arte. Um desafio que o Millennium bcp pretende fazer chegar a todas as crianças e jovens portugueses: Aveiro e Évora serão as próximas cidades a receber a Arte Partilhada do Millennium bcp.