Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp e CAM expõem vestígios arqueológicos de Mértola

Millennium bcp e CAM expõem vestígios arqueológicos de Mértola

2009/07/07

A Fundação Millennium bcp e o Campo Arqueológico de Mértola (CAM) acabam de inaugurar a exposição "Mértola - o último porto do Mediterrâneo", da autoria do investigador e historiador Santiago Macias, patente ao público até 28 de Agosto na Rua Augusta, n.º 96, em Lisboa.

A mostra propõe, sob a forma de vestígios arqueológicos, uma viagem pelas memórias dos territórios de Beja e Mértola entre os séculos V e XIII, período marcado pela ocupação islâmica.

Os painéis e vitrines da exposição debruçam-se sobre a vila-museu, identificando a topografia de Mértola e a sua evolução ao longo dos séculos. Para além das principais características da islamização do território, apresenta-se a sua permanente ligação ao Mediterrâneo e os traços de continuidade histórica e social do ocidente peninsular.

Desde o período pré-romano que Mértola foi um importante entreposto comercial, o porto interior mais a Norte da grande via fluvial do Guadiana, onde se falava grego, latim, hebraico e árabe. Ponto de encontro de comerciantes, aventureiros, mercenários e religiosos oriundos de toda a parte, em Mértola circulavam os produtos do Mediterrâneo antigo, cruzando-se com as calçadas que traziam o pão e o azeite de Beja e os minérios de Aljustrel e S. Domingos.

Resultante de um trabalho de pesquisa encetado em 1978 pelo Campo Arqueológico de Mértola, nesta exposição há também lugar para a reconstituição em 3D da basílica do Rossio do Carmo (século V) e do bairro islâmico (século XII). As escavações arqueológicas trouxeram à luz do dia 15 habitações. Trata-se de um complexo habitacional edificado numa plataforma marcada por estruturas da Antiguidade Tardia e alto-medievais às quais se sobrepôs e que, em parte, reutilizou. Casas, ruas e sistemas de saneamento apresentavam já uma planificação urbanística cuidada.

A história do último porto do mediterrâneo, pouco presente em fontes escritas, é trazida a público gravada nas pedras dos muros, nas memórias das tradições e naquilo que de mais antigo o território conserva.

Sob a coordenação da produtora TerraCulta Lda, "Mértola - o último porto do Mediterrâneo" é de entrada gratuita, de segunda a sábado, das 10h00 às 17h00.

Apresentada numa área contígua ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), a exposição pode ser complementada por uma visita guiada ao NARC, um espaço arqueológico por excelência gerido pelo Millennium bcp, que, ocupando quase por inteiro um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa, percorre 2.500 anos da história da cidade.