Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium investment banking actua como Mandated Lead Arranger em financiamento de central termoeléctrica no Brasil

Millennium investment banking actua como Mandated Lead Arranger em financiamento de central termoeléctrica no Brasil

2009/07/16

O Millennium investment banking e o Millennium bcp acabam de concretizar uma operação em regime de project finance com o Grupo EDP para financiamento de uma central termoeléctrica a carvão no Brasil, num montante global de aproximadamente 1,3 mil milhões de dólares.

O Millennium investment banking actuou como Mandated Lead Arranger para a organização e montagem da operação de financiamento, com tomada firme pelo Millennium bcp.

Este financiamento evidencia a estratégia do Millennium investment banking de expansão das suas operações fora do mercado nacional e de alargamento das suas competências e capacidade de realização nos mercados internacionais estrategicamente relevantes para os seus clientes.

O projecto, denominado Porto do Pecém I, situa-se na região de São Gonçalo do Amarante, estado do Ceará, no nordeste do Brasil. O projecto é composto por duas unidades de produção eléctrica com uma capacidade instalada total de 720 MW, que se prevê entrem em operação até final de 2011.

Atingindo um total de aproximadamente 1,8 mil milhões de dólares, o projecto é um investimento conjunto da Energias do Brasil (Grupo EDP) e da MPX Energia (holding para investimentos no sector energético liderada pelo empresário brasileiro Eike Baptista).

O financiamento foi concedido por um conjunto de bancos composto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, Millennium bcp, Caixa Geral de Depósitos e Calyon.