Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp associa-se à comemoração dos 55 anos de carreira do Maestro Victorino D Almeida

Millennium bcp associa-se à comemoração dos 55 anos de carreira do Maestro Victorino D Almeida

2009/12/17

As iniciativas do Millennium bcp visam estimular o trabalho de autores portugueses com obra reconhecida e consagrada

O Millennium bcp associa-se à comemoração dos 70 anos de vida e 55 anos de carreira do Maestro António Victorino D'Almeida, patrocinando a edição de três discos representativos da sua vasta obra e de uma carreira em prol da Cultura Portuguesa. O Evento de celebração será hoje, pelas 19h00, no Teatro Nacional de São Carlos.

O primeiro destes três discos apresenta duas obras sinfónicas concebidas para grandes orquestras:a sinfonia nº2 e o Concertino para Orquestra, ambas peças de assinalável riqueza instrumental. O segundo disco da trilogia dá-nos a conhecer duas das mais recentes peças do compositor: a sinfonia nº3, dedicada a Viana do Castelo, e a Sinfonia, nº4, dedicada à cidade do Funchal. São também, para todos os efeitos, duas obras de iniludíveis características sinfónicas, embora escritas para orquestras de tamanho mais reduzido, sendo de salientar que se trata da primeira gravação especialmente feita para publicação em CD pela Filarmonia das Beiras. O terceiro disco faz uma panorâmica sobre algumas obras ainda praticamente desconhecidas de António Victorino D'Almeida nos terrenos da música de câmara: "Dinis e Isabel", sobre o magnífico texto de António Patrício; duas evocações de figuras já desaparecidas e ligadas à vida do compositor; dois Decatetos já marcados por um certo sinfonismo e executados pela Orquestra Utópica, dirigida pelo jovem compositor Nuno Côrte-Real; e ainda uma peça de câmara que o autor aponta como sendo uma das suas preferidas: "O Pássaro que salvou o mundo".

As iniciativas realizadas pelo Millennium bcp visam apoiar a criação artística, a preservação das obras e a multiplicação dos públicos, estimulando o trabalho não só dos autores portugueses com obra reconhecida e consagrada mas, igualmente, dos que se encontram em início de carreira.