Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Viseu recebe Arte Partilhada Millennium bcp

Viseu recebe Arte Partilhada Millennium bcp

2010/02/05

Entrada gratuita

O Museu Grão Vasco, em Viseu, traz a público já a partir de amanhã, 6 de Fevereiro, a Exposição de Arte Partilhada Millennium bcp, uma mostra de pintura itinerante com trabalhos de conceituados artistas portugueses, que o Millennium bcp partilha, agora, de forma gratuita, com todos os residentes e visitantes da cidade.

A exposição reúne uma selecção de 41 quadros de autores portugueses, cuja produção se situa entre os anos de 1884 e 1992, abarcando os movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea.

Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo de Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, António Charrua, António Dacosta, António Palolo, António Silva Porto, Armanda Passos, Carlos Botelho, Carlos Calvet, Columbano Bordalo Pinheiro, Costa Pinheiro, Dordio Gomes, Eduardo Batarda, Eduardo Luiz, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, João Hogan, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Martins, Jorge Pinheiro, José Escada, José Júlio de Sousa Pinto, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Amado, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, Pedro Chorão, René Bertholo e Vieira da Silva são os pintores que terão na exposição as suas obras representadas.

As obras expostas integram ainda, em reprodução fotográfica, um catálogo com textos científicos da historiadora de arte Raquel Henriques da Silva e concepção gráfica do atelier Silva Designers.

Com esta iniciativa desenvolvida no âmbito da sua política de responsabilidade social, o Millennium bcp procura contribuir para o enriquecimento cultural do país através da partilha do seu património.

A mostra estará patente ao público até 2 de Abril e a entrada é livre, realizando-se as visitas à terça-feira, das 14h00 às 17h30, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.

JOVENS À DESCOBERTA DA COLECÇÃO DE PINTURA DO MILLENNIUM BCP

A Exposição de Arte Partilhada não deixa de fora os mais novos. O Millennium bcp preparou uma publicação juvenil que "troca em miúdos" as obras expostas, lançando aos jovens viseenses o desafio da descoberta da arte.

Da autoria da historiadora de arte Sofia Lapa e com design de Nuno Caniça, "À Descoberta de... uma Colecção de Pintura" partilha com o público escolar chaves de interpretação de algumas obras, sendo distribuída gratuitamente aos visitantes mais jovens numa acção de compromisso social.