Skip BreadcrumbHome / Imprensa / João Garcia parte à conquista do Annapurna: última montanha do projecto "À Conquista dos Picos do Mundo"

João Garcia parte à conquista do Annapurna: última montanha do projecto "À Conquista dos Picos do Mundo"

2010/03/05

Regresso previsto para o final do mês de Maio

O alpinista João Garcia parte quarta-feira, dia 10 de Março, à conquista do Annapurna, a última montanha no âmbito do projecto "À conquista dos picos do Mundo", que conta com o apoio do Millennium bcp.

Quando João Garcia alcançar o topo do Annapurna, entrará na história do alpinismo mundial como o décimo homem e o primeiro Português a conseguir escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, sem recurso a oxigénio artificial.

Annapurna, a décima montanha mais alta do Mundo, com 8.091 metros de altitude, localiza-se no Nepal e é considerada uma das montanhas mais difíceis de se escalar em todo o mundo e com menores taxas de sucesso.

As montanhas, já escaladas por João Garcia, com mais de 8 mil metros de altitude e que se inserem neste projecto são: Broad Peak, K2, Manaslu, Kangchenjunga, Makalu, Nanga Parbat, Cho Oyu, Dhaulagiri, Lhotse, Evereste, Gasherbrum I, Gasherbrum II e Shisha Pangma.

Tal como em expedições anteriores, João Garcia tem colaborado em projectos científico-humanitários. Nesta expedição o alpinista continuará a ser alvo de um estudo de investigação científica, a decorrer há três anos, realizado pelo Professor Fernando M. Duarte Pereira, Professor Doutorado em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Motricidade Humana, UTL. Esse estudo consiste na avaliação da sua performance, aclimatização à altitude, dispêndio energético, economia, repercussão fisiológica e psicológica antes, durante e após as 3 últimas expedições a alta altitude.

João Garcia levará nesta expedição equipamento de transmissão de vídeo que permitirá enviar imagens do cume para o Acampamento Base com o intuito de serem retransmitidas, para Portugal, via satélite. Este equipamento está a ser desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Ao apoiar este conjunto de expedições de alpinismo, o Millennium bcp dá continuidade à sua aposta em projectos inovadores e de dimensão internacional, que possibilitem uma maior exposição e protagonismo de Portugal em todo o Mundo.

Será possível acompanhar esta expedição através do Portal do Banco, em www.millenniumbcp.pt.

Esta iniciativa tem como objectivo elevar bem alto o nome de Portugal em todos os cantos do Mundo.