Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp apresenta Exposição de tapeçarias na sede do BEI no Luxemburgo

Millennium bcp apresenta Exposição de tapeçarias na sede do BEI no Luxemburgo

2010/04/13

12 tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre

O Millennium bcp inaugura, amanhã, 14 de Abril, uma mostra de tapeçarias da sua colecção concebidas na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, em exposição na sede do Banco Europeu de Investimento (BEI), na cidade do Luxemburgo.

Sob o título "Redes sem mar: Colecção Millennium bcp", a exposição reúne 12 tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre seleccionadas entre as que compõem o acervo artístico do Millennium bcp, abarcando reputados autores portugueses: Almada Negreiros, António Charrua, Costa Pinheiro, Cruzeiro Seixas, Graça Morais, José Guimarães, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva e Nadir Afonso.

A mostra apresenta ainda 12 fotografias de autor por Duarte Belo e um vídeo de António Caramelo, ilustrando, em formato multimédia, como a tecelagem reconstrói em lã o que a pintura criou em tela.

Esta iniciativa - desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do Millennium bcp - resulta da vontade de partilhar com novos públicos o património cultural do Banco, objectivo já concretizado em duas mostras de pintura actualmente em exposição (uma delas, no Museu Grão Vasco em Viseu, cumprindo um roteiro de itinerância por diversas cidades portuguesas; e outra, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa).

Com "Redes sem mar", o Millennium bcp dá o primeiro passo na internacionalização da partilha do seu espólio cultural - que assumirá um significado especial junto da comunidade portuguesa no Luxemburgo -, ao mesmo tempo que diversifica o património artístico em exposição, alargando-o a formas de arte para além da pintura em sentido restrito.

Numa fusão entre a tradição artesanal e a modernidade, as tapeçarias em exposição constituem uma forma rara de combinação de uma arte criativa, a pintura, com uma outra forma de arte, a tecelagem manual de raiz artesanal.

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, da responsabilidade de Vera Fino, é um exemplo muito interessante da combinação do renascimento da tradição da tapeçaria com novas técnicas, por um lado, e da redescoberta do potencial artístico das tapeçarias, por outro.

Comissariada por Sandra Leandro e patente ao público até 28 de Maio, "Redes sem mar: Colecção Millennium bcp" destaca talentos artísticos modernos e valoriza obras de tapeçaria raramente expostas ao público, incentivando uma maior consciencialização relativamente a esta arte em toda a Europa.