Skip BreadcrumbHome / Imprensa / João Garcia conquista Annapurna - primeiro Português a escalar as 14 montanhas mais altas do mundo

João Garcia conquista Annapurna - primeiro Português a escalar as 14 montanhas mais altas do mundo

2010/04/17

Alpinista atinge cume do Annapurna

O alpinista português João Garcia conquistou, hoje, o topo da montanha Annapurna, a décima montanha mais alta do Mundo, com 8.091 metros de altitude, localizada no Nepal, entrando assim na história do alpinismo mundial uma vez que é o primeiro Português a conseguir escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, sem recurso a oxigénio artificial.

O alpinista João Garcia partiu dia 10 de Março à conquista do Annapurna, e hoje a cerca das 04h30 hora de Lisboa chegou ao cume. O ataque final ao topo do Annapurna durou praticamente 10 horas, tendo sido dificultado pelo gelo. O João Garcia já regressou ao Campo 4, as 7.100 metros, e espera regressar ao Campo Base amanhã.

O Annapurna é a última montanha que João Garcia se propôs alcançar no âmbito do projecto "À conquista dos picos do Mundo", que contou com o apoio do Millennium bcp.

Carlos Santos Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do Millennium bcp, adianta que "é uma grande honra e privilégio ter apoiado este projecto tão ambicioso e desafiante desenvolvido pelo João Garcia. Foi um projecto que durou anos e que permitiu, ao longo do tempo, ser fonte de inspiração para muitos. A ambição, o esforço, o planeamento, a dedicação e a persistência perante um objectivo difícil são valores fundamentais para o Millennium bcp, os seus clientes e os seus colaboradores. Estamos todos muito felizes e orgulhosos pelo sucesso do João Garcia, e por ele ter possibilitado uma grande exposição de Portugal em todo o Mundo, uma vez que João é o primeiro Português e o 10o homem na história a conseguir este feito."

As montanhas, já escaladas por João Garcia, com mais de 8 mil metros de altitude e que se inserem neste projecto são: Broad Peak, K2, Manaslu, Kangchenjunga, Makalu, Nanga Parbat, Cho Oyu, Dhaulagiri, Lhotse, Evereste, Gasherbrum I, Gasherbrum II, Shisha Pangma e agora Annapurna.

Ao apoiar este conjunto de expedições de alpinismo, o Millennium bcp deu continuidade à sua aposta em projectos inovadores e de dimensão internacional, que possibilitam uma maior exposição e protagonismo de Portugal em todo o Mundo.