Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Obras de arte da colecção Millennium bcp cativam um número crescente de visitantes

Obras de arte da colecção Millennium bcp cativam um número crescente de visitantes

2010/05/03

Millennium bcp partilha, pela primeira vez, com públicos nacionais e internacionais, a sua colecção de arte

As exposições de Arte Partilhada Millennium bcp continuam a surpreender os portugueses e após o sucesso da itinerância por Bragança, Aveiro, Évora, Funchal e Viseu, o Millennium bcp partilha agora, e pela primeira vez, com públicos nacionais e internacionais, a sua colecção de arte, expondo em simultâneo obras de pintura e tapeçaria.

"Há um ano decidimos revelar uma pequena parte do acervo cultural do Millennium bcp, levando-o ao encontro de novos públicos numa exposição itinerante de pintura, por Bragança, Aveiro, Évora, Funchal e recentemente Viseu. Hoje, o balanço é muito positivo: mais de 25 mil visitantes é um número extraordinariamente expressivo, que confere cada vez mais sentido à vontade que temos de partilhar o património cultural do Banco", afirma Fernando Nogueira, secretário-geral da Fundação Millennium bcp.

"Sendo Arte Partilhada Millennium bcp um projecto de responsabilidade social, continuaremos a sua concretização levando a arte a públicos cada vez mais abrangentes e diversificando as formas de arte em exposição", sublinha Fernando Nogueira.

Sob o título "Arte Partilhada Millennium bcp Abstracção", o Banco tem em exposição, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, uma mostra de 74 obras do abstraccionismo nacional e internacional, de autores como Vieira da Silva, Arpad Szenes, Eduardo Batarda, Menez, Serge Poliakoff ou Zao Wou-Ki.

Simultaneamente, o Millennium bcp internacionalizou a sua colecção de arte, apresentando em mostra, na sede do Banco Europeu de Investimento, na cidade do Luxemburgo, uma exposição de tapeçarias do seu espólio concebidas na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, intitulada "Redes sem mar". Já no próximo mês de Junho, será a vez de Vila Real receber a exposição itinerante de pintura "Arte Partilhada Millennium bcp", que reúne uma selecção de 41 quadros de conceituados autores portugueses, cuja produção se situa entre os anos de 1884 e 1992, abarcando os movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea. Amadeo de Souza-Cardoso, Graça Morais, José Malhoa, Júlio Pomar, Nadir Afonso, Paula Rego e René Bertholo são alguns dos autores em exposição.