Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp promove primeira Visita de Intercâmbio sobre Microcrédito em Portugal

Millennium bcp promove primeira Visita de Intercâmbio sobre Microcrédito em Portugal

2010/05/10

Encontro internacional para a partilha de experiências, boas práticas e ferramentas de gestão

O Millennium bcp microcrédito, a Rede Europeia de Microfinança (REM) e a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) organizam, pela primeira vez em Portugal, a 11ª Visita de Intercâmbio, a realizar, em Lisboa, hoje e nos próximos dias 11 e 12 de Maio.

Trata-se de um encontro internacional para partilha de ideias, experiências, práticas, metodologias e ferramentas de gestão do microcrédito a nível europeu. Nesta 11ª edição, os participantes terão oportunidade de conhecer as especificidades deste sector de actividade em Portugal, contactando com os principais players no mercado e visitando clientes e parceiros institucionais.

A Rede Europeia de Microfinança, fundada em Maio de 2003, em Paris, é uma ONG que tem como principal objectivo a promoção do microcrédito e da microfinança na Europa Ocidental.

A REM, em parceria com os seus diversos membros (o Millennium bcp é membro da REM desde 2009 e a ANDC desde 2003), tem vindo a revelar-se um motor importante na luta contra o desemprego e exclusão social, através do desenvolvimento de microempresas.

Sobre a operação de microcrédito do Millennium bcp

A rede autónoma de microcrédito do Millennium bcp, única no país, foi lançada em Novembro de 2005 como um instrumento gerador de oportunidades.

Num claro esforço de combate à exclusão social, o microcrédito do Millennium bcp pretende contribuir para um incremento dos postos de trabalho, designadamente junto das populações mais desfavorecidas, criando oportunidades e estimulando a confiança para a entrada no mercado de trabalho de uma forma autónoma e pró-activa.

Não se tratando apenas de um tipo de financiamento, o microcrédito do Millennium bcp assegura também um serviço de assessoria e acompanhamento a todos aqueles que, não tendo acesso ao crédito na banca tradicional, pretendem concretizar um projecto de negócio viável, garantia da sua sustentabilidade. Este acompanhamento é prestado durante toda a vigência do contrato, através do gestor de projecto, figura indispensável nesta operação.

Ao longo destes quatro anos e meio de actividade, o Millennium bcp microcrédito já apoiou a criação de 1.800 novos postos de trabalho, no valor de 11,7 milhões de euros, num processo que engloba o apoio na elaboração do plano de negócio, acompanhamento, financiamento e reembolso.