Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp apresenta Relatório de Sustentabilidade

Millennium bcp apresenta Relatório de Sustentabilidade

2010/05/26

Relatório de Sustentabilidade do Millennium bcp apenas em formato digital

O Millennium bcp acaba de apresentar a versão final do seu quinto Relatório de Sustentabilidade, em formato exclusivamente digital, dando a conhecer as actividades desenvolvidas durante o ano de 2009 e os compromissos assumidos para os próximos três anos no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

A decisão de não produção em papel do Relatório de Sustentabilidade enquadra-se na política de práticas ambientais ecoeficientes implementadas no Millennium bcp, que visam a redução simultânea de custos e de consumos de recursos naturais.

Num ano marcado por uma crise financeira global, foram desenvolvidas acções internas e externas que permitiram reforçar o alinhamento nas matérias de desenvolvimento sustentável e uma maior proximidade aos stakeholders.

No plano interno, o Conselho Geral e de Supervisão ampliou o âmbito da sua actuação, através da atribuição de competências adicionais à Comissão de Governo Societário, que passou a denominar-se Comissão de Sustentabilidade e Governo Societário, e foi constituída uma Comissão de Coordenação de Sustentabilidade no âmbito de actuação do Conselho de Administração Executivo. Estas alterações representam um importante passo no processo de aperfeiçoamento da resposta do Millennium bcp aos desafios do desenvolvimento sustentável e contribuem para aprofundar os mecanismos de acompanhamento dos compromissos e objectivos de sustentabilidade, promovendo uma maior responsabilização, monitorização e controlo.

No plano externo, a proximidade aos clientes e às comunidades foi o principal objectivo do Millennium bcp, que procurou continuar a minorar as dificuldades sentidas, promover o empreendedorismo e manter o apoio à educação e à cultura.

Os Encontros Millennium continuam a ser um momento privilegiado de partilha entre o Banco e as comunidades locais, reforçados em algumas cidades pela itinerância da exposição de pintura "Arte Partilhada Millennium bcp", composta por 41 quadros de conceituados autores portugueses e já visitada por mais de 25.000 pessoas.

A par da oferta financeira global, durante 2009 foram disponibilizados produtos e serviços específicos para as famílias e empresas por forma a mitigar os impactos decorrentes da realidade socio-económica e continuou a apostar-se no reforço da divulgação do microcrédito como instrumento de combate ao desemprego. Em 2009, o Millennium bcp passou a ser membro corporativo da European Microfinance Network (EMN), que promove a divulgação do microcrédito nos países da União Europeia.

No apoio às comunidades, o Millennium bcp tem dinamizado numerosas iniciativas adaptadas às diferentes culturas dos países em que está presente. Neste âmbito, destaca-se o papel da Fundação Millennium bcp na promoção de programas de apoio:

  • à educação, por exemplo, com atribuição de bolsas de estudo para The Lisbon MBA, o único MBA na Europa em parceria com o MIT;
  • à cultura, através de diversas acções de mecenato, e pela gestão do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, tendo disponibilizado online uma visita virtual;
  • a projectos de solidariedade social, como a campanha "País Solidário", (dirigida a famílias em risco de pobreza em diversos pontos do país), o Banco Alimentar Contra a Fome e o apoio à Comunidade Vida e Paz (através da aquisição de sacos-cama e impermeáveis para a população "sem-abrigo").

O Millennium bcp tem procurado melhorar continuamente a informação prestada, tanto em forma como em conteúdo, nos seus relatórios de sustentabilidade, demonstrando assim o compromisso de transparência no diálogo com os seus stakeholders.