Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp distingue alunos universitários empreendedores com grandes ideias de negócio

2010/05/28

O projecto TDT - Tecnologias Digitais Tácteis, dos alunos da Universidade do Porto, é o grande vencedor da final nacional do Graduate Programme e representará Portugal na Competição Europeia a realizar em Julho, na Bulgária.

A Fundação Millennium bcp, patrocinador exclusivo do Graduate Programme, e a Junior Achievement Portugal concluíram mais uma Competição Nacional do Graduate Programme, já na terceira edição em Portugal.

Um júri constituído por Fernando Nogueira, secretário-geral da Fundação Millennium bcp, Rui Lopes, director coordenador responsável pela Direcção de Participações Financeiras e Valorimetria do Millennium bcp, e Filipe Castro Soeiro, membro da Direcção da APBA - Associação Portuguesa de Business Angels, seleccionaram um dos 10 projectos finais desenvolvidos por alunos universitários, que se destacou pela sua criatividade e inovação.

Os cinco alunos da equipa da Universidade do Porto - Adriana Pereira, Ana Bastos, Cíntia Pereira, João Machado e Luís Neto - que apresentaram o projecto TDT - Tecnologias Digitais Tácteis foram os grandes vencedores desta iniciativa nacional e têm agora o desafio de representar Portugal na Competição Internacional da Junior Achievement - Company Programme.

Premiado pela criatividade e empreendedorismo, trabalho de equipa desenvolvido, capacidade de iniciativa e comunicação, o negócio da empresa fictícia baseia-se num produto inovador, o D'ChoiceTable: um LCD giratório, a embutir numa mesa de restaurante com software específico, que vai permitir a formulação de pedidos que serão recebidos num terminal na cozinha, através de comunicações wireless.

A inovação e distinção do produto no mercado traduz-se na possibilidade do cliente visualizar todas as refeições e tempos médios de espera, aceder ao top 5 dos pratos mais escolhidos, consultar sugestões ou ainda controlar custos por comparação de preços, funcionalidades que vão ao encontro da crescente utilização das tecnologias tácteis pelo público em geral.

Com orientação de professores do ISEG, Instituto Superior Técnico, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Setúbal e Universidade Atlântica, os alunos que participaram no Graduate Programme foram também apoiados por tutores voluntários do Millennium bcp.

Este programa visa aproximar a comunidade estudantil à realidade empresarial, fornecendo uma formação empreendedora a estudantes universitários, através da criação, organização e operacionalização de uma empresa fictícia (funcionando como se fosse real). Todos os estudantes do Graduate Programme têm a oportunidade de desenvolver aptidões de comunicação, tomada de decisão, negociação, organização e gestão de tempo, bem como potenciar aptidões específicas.

No Millennium bcp, a responsabilidade social integra a cultura fundacional do Banco, que sempre pautou a sua actuação pelo apoio ao desenvolvimento da sociedade em que se insere. Neste contexto, as áreas do ensino e do conhecimento têm sido prioritárias, com o apoio sistemático a instituições de reconhecido mérito.