Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp apresenta exposição de tapeçarias em Guimarães

Millennium bcp apresenta exposição de tapeçarias em Guimarães

2010/07/05

13 tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre

O Millennium bcp acaba de inaugurar uma mostra de tapeçarias da sua colecção concebidas na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, em exposição no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Sob o título "Redes sem Mar: Arte Partilhada Millennium bcp", a exposição reúne 13 tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre seleccionadas entre as que compõem o acervo artístico do Millennium bcp, abarcando reputados autores portugueses: Almada Negreiros, António Charrua, Costa Pinheiro, Cruzeiro Seixas, Graça Morais, José Guimarães, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva e Nadir Afonso.

A mostra, comissariada por Sandra Leandro, apresenta ainda 13 fotografias de autor por Duarte Belo e um vídeo de António Caramelo, ilustrando, em formato multimédia, como a tecelagem reconstrói em lã o que a pintura criou em tela.

Com esta iniciativa desenvolvida no âmbito da sua política de responsabilidade social, o Millennium bcp procura contribuir para o enriquecimento cultural do país através da partilha do seu património, objectivo que tem vindo a concretizar com as exposições de pintura "Arte Partilhada Millennium bcp" em itinerância por todo o país, durante o último ano.

Com "Redes sem Mar" - patente ao público até 12 de Setembro e de entrada gratuita - o Millennium bcp diversifica o património artístico em exposição, alargando-o a formas de arte para além da pintura em sentido restrito, destacando talentos artísticos modernos e valorizando obras de tapeçaria raramente expostas ao público.

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, da responsabilidade de Vera Fino, é um exemplo muito interessante da combinação do renascimento da tradição da tapeçaria com novas técnicas, por um lado, e da redescoberta do potencial artístico das tapeçarias, por outro.