Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Mais de 68 Mil Pessoas já visitaram a Exposição de Arte Partilhada

Mais de 68 Mil Pessoas já visitaram a Exposição de Arte Partilhada

2010/09/14

Exposição de Arte Partilhada Millennium bcp recebe mais de 68 mil visitantes em Guimarães

EXPOSIÇÃO É PROLONGADA ATÉ 19 DE SETEMBRO

A exposição de tapeçarias "Redes sem Mar: Arte Partilhada Millennium bcp", patente ao público no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, desde Julho, recebeu já cerca de 68.500 visitantes.

A mostra - que reúne 13 tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre seleccionadas entre as que compõem o acervo artístico do Millennium bcp - cativou o interesse de um elevado número de apreciadores de arte, escolas e outros visitantes, justificando-se o seu prolongamento até ao próximo domingo, 19 de Setembro. A entrada é gratuita.

O sucesso desta iniciativa, desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do Millennium bcp, releva o contributo do Banco para o enriquecimento cultural do país através da partilha do seu património, objectivo que tem vindo a concretizar com as exposições de pintura "Arte Partilhada Millennium bcp" em itinerância por todo o país, durante o último ano.

Abarcando reputados autores portugueses como Almada Negreiros, António Charrua, Costa Pinheiro, Cruzeiro Seixas, Graça Morais, José Guimarães, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva e Nadir Afonso, a mostra é comissariada por Sandra Leandro.

"Redes sem Mar" apresenta ainda 13 fotografias de autor por Duarte Belo e um vídeo de António Caramelo, ilustrando, em formato multimédia, como a tecelagem reconstrói em lã o que a pintura criou em tela.

Com esta mostra, o Millennium bcp diversifica o património artístico em exposição, alargando-o a formas de arte para além da pintura em sentido restrito, destacando talentos artísticos modernos e valorizando obras de tapeçaria raramente expostas ao público.

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, da responsabilidade de Vera Fino, é um exemplo raro e reconhecido internacionalmente da combinação da ancestral tradição da tecelagem manual com obras artísticas contemporâneas.