Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp assina acordo de cooperação com ICBC

Millennium bcp assina acordo de cooperação com ICBC

2010/11/07

Millennium bcp assina memorando de entendimento com o maior banco chinês para reforçar cooperação comercial

Millennium bcp acaba de assinar um memorando de entendimento com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) que visa reforçar a cooperação entre o maior banco chinês e o maior banco privado português. Este acordo, assinado durante a visita do Presidente da Republica Popular da China à Portugal, estende-se a outros países e regiões, para além de Portugal e China, visando cobrir o triângulo China/Macau, Angola e Moçambique e Portugal.

Ambos os Bancos darão preferência à utilização das redes globais recíprocas na prossecução da respectiva actividade em áreas de negócio como trade finance, tesouraria, abrangendo o mercado monetário, cambial e swaps, cash management e pagamentos internacionais em euros e renminbi (moeda oficial da China), corporate lending, project finance, empréstimos sindicados e banca de investimento.

Também está contemplada cooperação em negócios relacionados com potenciais fusões e aquisições transfronteiriças, financiamentos com equity e dívida e serviços de consultoria financeira. Ambos os bancos promoverão a comunicação e a cooperação entre as respectivas subsidiárias e sucursais internacionais.

Este novo memorando, assinado na sequência do acordo bilateral entre os dois bancos assinado em 2009, evidencia a intenção recíproca de aumentar a cooperação e coordenação entre os dois Bancos envolvidos.

O ICBC é o maior Banco Chinês em activos totais ( 1.200 mil milhões euros), com cerca de 16.500 sucursais, e com lucro em 2009 de 13 mil milhões euros. Os principais accionistas do ICBC são o Ministério das Finanças da Républica Popular da China (35,3%) e o Central Huijing Investment Ltd. (35,4%).

Millennium bcp é o maior banco privado português, com activos de 98.9 mil milhões euros, mais de 1.800 sucursais em Portugal e nos mercados internacionais onde tem presença, e com lucro de 225 milhões euros em 2009.