Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Gaia e Porto recebem colecção de Arte Partilhada Millennium bcp

Gaia e Porto recebem colecção de Arte Partilhada Millennium bcp

2010/11/16

Entrada gratuita

O Millennium bcp inaugura hoje, 16 de Novembro, as Exposições de Arte Partilhada Millennium bcp no Grande Porto: às 16h30, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, recebe a exposição "Arte Partilhada Millennium bcp - 100 Anos de Arte Portuguesa"; e, às 18h00, a Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, acolhe a exposição "Arte Partilhada Millennium bcp - Abstracção".

Além de Carlos Santos Ferreira, presidente do Conselho de Administração Executivo do Millennium bcp, os momentos de inauguração contarão ainda com a presença, no Porto, de Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, e de Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, e, em Vila Nova de Gaia, de Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do banco, integra o ciclo de exposições de pintura Arte Partilhada Millennium bcp, iniciado em Maio de 2009, e com itinerância em Bragança, Aveiro, Évora, Funchal e Viseu. Através da partilha do seu património e alargando a sua colecção de pintura a novos olhares e novos públicos, o Millennium bcp visa contribuir para o enriquecimento cultural do país.

"Arte Partilhada Millennium bcp - 100 Anos de Arte Portuguesa" - Porto

A exposição reúne uma selecção de 41 quadros de autores portugueses, cuja produção se situa entre os anos de 1884 e 1992, abarcando os movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea.

Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo de Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, António Charrua, António Dacosta, António Palolo, António Silva Porto, Armanda Passos, Carlos Botelho, Carlos Calvet, Columbano Bordalo Pinheiro, Costa Pinheiro, Dordio Gomes, Eduardo Batarda, Eduardo Luiz, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, João Hogan, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Martins, Jorge Pinheiro, José Escada, José Júlio de Sousa Pinto, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Amado, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, Pedro Chorão, René Bertholo e Vieira da Silva são os pintores que terão na exposição as suas obras representadas.

A Exposição de Arte Partilhada não deixa de fora os mais novos. O Millennium bcp preparou uma publicação juvenil que "troca em miúdos" as obras expostas, lançando aos jovens do Grande Porto o desafio da descoberta da arte. "À Descoberta de... uma Colecção de Pintura" partilha com o público escolar chaves de interpretação de algumas obras, sendo distribuída gratuitamente aos visitantes mais jovens numa acção de compromisso social.

Patente ao público de 17 de Novembro a 22 de Janeiro de 2011, a mostra é de entrada gratuita.

"Arte Partilhada Millennium bcp - Abstracção" - Vila Nova de Gaia

A exposição, comissariada por Raquel Henriques da Silva, apresenta 74 pinturas de alguns dos mais importantes nomes do abstraccionismo português e estrangeiro: Alfred Manessier, André Lanskoy, Ângelo de Sousa, António Areal, António Palolo, Arpad Szenes, Artur Bual, Artur Rosa, Augusto Barros, Eduardo Batarda, Eduardo Nery, Fernando Aguiar, Fernando Lemos, Jorge Pinheiro, Júlio Pomar, Júlio Resende, Justino Alves, Luis Demée, Luis Dourdil, Manuel Cargaleiro, Manuel D'Assumpção, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Paula Rego, Pedro Casqueiro, Serge Poliakoff, Teresa Magalhães, TOM e Zao Wou-Ki.

Ampla em dimensão e cronologia, a colecção apresenta uma estética arrojada e promete surpreender os visitantes com uma arte geométrica, figurativa e informal.

Patente ao público de 17 de Novembro a 30 de Janeiro de 2011, a mostra é de entrada gratuita.