Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Movimento Milénio atribui prémio na categoria democracia: voto via multibanco

Movimento Milénio atribui prémio na categoria democracia: voto via multibanco

2011/04/05

Movimento Milénio, uma iniciativa do Millennium bcp e do jornal Expresso, atribui prémio a Stephanie de Matos e André Silva Cabrita, na categoria Democracia

O Mundo está a mudar rapidamente. Portugal não pode ficar parado

O Movimento Milénio, uma iniciativa promovida pelo Jornal Expresso e pelo Millennium bcp, acaba de atribuir o primeiro prémio, na categoria Democracia, a Stephanie de Matos e André Silva Cabrita, que apresentaram uma proposta com o objetivo de diminuir a abstenção e de simplificar a forma como se vota. Deste modo, os dois vencedores propõem que os portugueses possam votar através de uma qualquer caixa automática multibanco (ATM), através da introdução do Cartão do Cidadão. Saiba mais sobre a proposta vencedora em http://www.movimentomilenio.com/2011/03/e-se-pudessemos-votar-no-multibanco/.

Nesta categoria, foram apurados quatro finalistas, que defenderam as suas propostas perante o Júri, constituído por Francisco Pinto Balsemão (Presidente do Grupo Impresa), Carlos Santos Ferreira (Presidente do Conselho de Administração Executivo do Millennium bcp), Rui Ramos (Historiador, Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Isabel Jonet (Presidente da Direção da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome) e Ricardo Costa (Diretor do Jornal Expresso), num almoço que se realizou hoje no Pavilhão do Conhecimento.

Nas quatro propostas finalistas, além da vencedora, estavam ainda: uma proposta que visava substituir partidos políticos por Organizações Não Governamentais especializadas, visando assim um novo regime, a democracia semidirecta, que inclui entre outras características o escrutínio constante pelos cidadãos via internet; um projeto que sugeria que os europeus contribuíssem com um cêntimo por telefonema, ou sms, para apoiar Organizações de Solidariedade Social e uma proposta que visava criar uma maior relação entre cidadãos e as mais diversas organizações, através das novas tecnologias de informação.

O vencedor recebe como prémio a participação numa conferência internacional de referência, até um valor máximo de 12.500 euros e participará também no grande evento final do Movimento Milénio, que se realizará em dezembro.

Entre 22 de fevereiro e 22 de março, foram submetidas 32 propostas no site www.movimentomilenio.com, na categoria Democracia, que somaram mais de 17.000 votos online.

Para participar na próxima categoria - Negócios - todos os interessados deverão submeter as suas candidaturas, através daquele site, até 15 de maio de 2011.

Participe na descoberta dos caminhos inovadores que fazem falta ao País

O Movimento Milénio quer promover e participar na transformação da sociedade portuguesa do futuro, lançando o desafio a todos os cidadãos para participarem na procura de respostas e soluções para as grandes questões que vão definir e caracterizar a vida das próximas gerações de portugueses.

O site do Movimento Milénio foi para o ar no dia 3 de fevereiro e vai publicando notícias, histórias e curiosidades ligadas ao futuro. O site www.movimentomilenio.pt é o ponto de partida e de chegada de todas as propostas, dúvidas e sugestões. Esta iniciativa conta também com página própria no Facebook e no Twitter.

O Movimento Milénio pretende ser um grande movimento nacional. O Millennium bcp assume, uma vez mais, o compromisso de responsabilidade perante a sociedade e lança uma discussão onde todos poderão ter voz ativa e propor ideias.