Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Equipa portuguesa vence competição europeia da Junior Achievement Europe

Equipa portuguesa vence competição europeia da Junior Achievement Europe

2011/07/13

FLICKS desenvolveu conceito inovador para a deteção mais eficaz dos fogos florestais, usando tecnologias de ponta a um preço competitivo para uma gama variada de aplicações. Cerimónia de abertura da Competição foi realizada pela Princesa das Astúrias, Letizia Ortiz, e pela presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre

A FLICKS, a equipa de estudantes da Universidade do Porto, que já tinham ganho a Competição Nacional do Graduate Programme da Junior Achievement, patrocinado pela Fundação Millennium bcp, é a primeira equipa portuguesa a vencer a competição europeia. A equipa portuguesa distinguiu-se numa competição em que participaram 14 equipas provenientes de 10 países, nomeadamente Portugal, Espanha, Reino Unido, Noruega, Finlândia, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Roménia e Holanda.

A sua inovação criou um novo conceito que se distinguiu pela ideia de negócio, mas também pelo trabalho de equipa e capacidade de iniciativa no desenvolvimento do projeto. A criatividade da empresa FLICKS consiste em detetar mais eficazmente fogos florestais, fornecendo serviços avançados para deteção de incêndios numa vasta gama de aplicações, através de um sistema composto por sensores multiespectrais. A distinção do produto no mercado traduz-se num serviço inovador de deteção de incêndios, reduzindo substancialmente o tempo de deteção dos mesmos através de um sistema integrado composto por unidades de deteção autónoma que comunicam entre si e com centrais via wireless.

A FLICKS, que a equipa pretende agora tornar real, foi desenvolvida com o objetivo de ser líder no fornecimento de serviços e desenvolvimento de sistemas avançados para a deteção de incêndios, com enfoque em novas soluções tecnológicas com grande fiabilidade, escalabilidade e constante melhoria contínua, de forma a providenciar aos seus clientes serviços de elevada qualidade.

Promovido nacionalmente pela Junior Achievement Portugal, o Graduate Programme, já na quarta edição em Portugal, é patrocinado exclusivamente pela Fundação Millennium bcp.

A equipa da FLICKS composta por Bruno Teixeira, Filipe Nascimento, Joana Tomé Santos, Rita Neto, Sérgio Tavares e Sofia Esteves foram os grandes vencedores e os primeiros portugueses a vencerem uma Competição Europeia da Junior Achievement Europe, que contou com o apoio dos voluntários do Millennium bcp.

"Com o apoio a esta iniciativa demonstramos que o empreendedorismo é um campo possível para os jovens universitários. O projeto distinguido apresenta uma ideia inovadora e exequível. Apoiar projetos empreendedores e diferenciados pela sua qualidade é também o papel do Millennium bcp", afirma Fernando Nogueira, secretário-geral da Fundação Millennium bcp.

Com orientação de professores de diversas universidades e institutos superiores, como ISLA, Instituto Politécnico de Setúbal, Universidades do Minho e Porto, os alunos que participaram no Graduate Programme da Junior Achievement Portugal foram também apoiados por tutores voluntários do Millennium bcp.

Este programa visa aproximar a comunidade estudantil à realidade empresarial, fornecendo uma formação empreendedora a estudantes universitários, através da criação, organização e operacionalização de uma empresa fictícia (funcionando como se fosse real). Todos os estudantes do Graduate Programme têm a oportunidade de desenvolver aptidões de comunicação, tomada de decisão, negociação, organização e gestão de tempo, bem como potenciar aptidões específicas.

No Millennium bcp, a responsabilidade social integra a cultura fundacional do Banco, que sempre pautou a sua atuação pelo apoio ao desenvolvimento da sociedade em que se insere. Neste contexto, as áreas do ensino e do conhecimento têm sido prioritárias, com o apoio sistemático a instituições de reconhecido mérito.