Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Movimento Milénio atribui prémio na categoria Cidades: Cidade Surf

Movimento Milénio atribui prémio na categoria Cidades: Cidade Surf

2011/09/06

Movimento Milénio, uma iniciativa do Millennium bcp e do jornal Expresso, atribui prémio Miguel Figueira, Arquitecto, na categoria Cidades.

O Mundo está a mudar rapidamente. Portugal não pode ficar parado.

O Movimento Milénio, uma iniciativa promovida pelo Jornal Expresso e pelo Millennium bcp, acaba de atribuir o primeiro prémio, na categoria Cidades, a Miguel Figueira, Arquiteto, e a um grupo de cidadãos da Figueira da Foz. Este projeto tem como objetivo transformar a Figueira da Foz na cidade do surf, salvaguardando e valorizando a sua orla costeira minimizando os efeitos do porto comercial. Saiba mais sobre a proposta vencedora em http://www.movimentomilenio.com/2011/08/transformar-a-figueira-na-cidade-do-surf/.

Nesta categoria, foram apurados quatro finalistas, que defenderam as suas propostas perante o Júri, constituído por Carlos Santos Ferreira (Presidente do Conselho de Administração Executivo do Millennium bcp), Francisco Pinto Balsemão (Presidente do Grupo Impresa), Manuel Aires Mateus (Arquiteto), José Manuel Silva Rodrigues (Presidente da Carris) e Virgílio Azevedo (Repórter Principal do Jornal Expresso), num almoço que se realizou hoje no Pavilhão do Conhecimento.

Nas quatro propostas finalistas, além da vencedora, estavam ainda: Rooftop, uma solução para reaproveitar, melhorar a eficiência energética e refinanciar a recuperação de edifícios, aproveitando os telhados ou coberturas dos prédios; a Lotaria de estacionamento, que visa reduzir o número de carros mal estacionados, instituindo uma lotaria para quem estacionar o carro dentro da lei e a proposta S.SO.S, uma aplicação para telemóvel dirigida a vítimas e testemunhas de assaltos e outros atos de violência, em que através do envio das coordenadas geográficas em tempo real, as autoridades são alertadas para o acontecimento.

O vencedor recebe como prémio a participação numa conferência internacional de referência, até um valor máximo de € 12.500 e participará também no grande evento final do Movimento Milénio, que se realizará em dezembro.

O Movimento Milénio quer promover e participar na transformação da sociedade portuguesa do futuro, lançando o desafio a todos os cidadãos a participarem na procura de respostas e soluções para as grandes questões que vão definir e caracterizar a vida das próximas gerações de portugueses.

Entre 31 de julho e 29 de agosto, foram submetidas 31 propostas no site www.movimentomilenio.com, na categoria Cidades. Para participar na próxima categoria - Consumo - todos os interessados deverão submeter as suas candidaturas, através daquele site, até 15 de outubro de 2011.

O site do Movimento Milénio foi para o ar no dia 3 de fevereiro e vai publicando notícias, histórias e curiosidades ligadas ao futuro. O site www.movimentomilenio.com é o ponto de partida e de chegada de todas as propostas, dúvidas e sugestões. Esta iniciativa conta também com página própria no facebook e twitter.