Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp e Trienal de Arquitetura de Lisboa assinam protocolo

Millennium bcp e Trienal de Arquitetura de Lisboa assinam protocolo

2011/11/10

Millennium bcp releva o papel da arquitetura na construção da cidadania e enriquecimento da vida coletiva

A Fundação Millennium bcp e a Trienal de Arquitetura de Lisboa acabam de assinar um Protocolo com vista à entrega do Prémio Carreira, que visa distinguir um Arquiteto cuja obra se tornou publicamente reconhecida, bem como a entrega do Prémio Concurso Universidades, dirigido às escolas de Arquitetura e de Arquitetura Paisagista de Portugal e no estrangeiro.

A Trienal de Arquitetura de Lisboa, que se realiza entre outubro de 2013 e janeiro de 2014, pretende criar um fórum global destinado à reflexão, debate, prospeção, e divulgação da Arquitetura, desde o edifício, à cidade e ao planeamento territorial.

No próximo dia 11 de novembro às 11h00, no Museu da Eletricidade, a Trienal de Arquitetura de Lisboa apresenta a nova Curadora Geral da edição de 2013, Beatrice Galilee. Serão ainda apresentadas as orientações programáticas do Intervalo, nome cedido à programação entre edições, que se inicia no dia 16 novembro, com a Conferência de Kazuyo Sejima, a inaugurar o ciclo Distância Crítica.

Com estes eventos de elevado prestígio, é possível fazer chegar além-fronteiras uma imagem prestigiante para a arquitetura, urbanismo, arte portuguesa e a cultura nacional.

Com a entrega destes prémios, o Millennium bcp pretende reconhecer as valências sociais e coletivas da arquitetura na vida quotidiana dos cidadãos, tratando-se de uma componente fundamental de construção da cidadania e de enriquecimento da vida coletiva.

Numa iniciativa que se enquadra na sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, o Millennium bcp partilha com a Trienal de Arquitetura de Lisboa, uma meta comum: comunicar, celebrar, discutir e fruir coletivamente a arquitetura, abrindo esta grande conversa à comunidade, fazendo a arquitetura descer à rua, colocando-a no centro do debate público.

É missão da Trienal:
Investigar, dinamizar e promover a arquitetura, em particular a que é produzida por autores portugueses, a nível nacional e internacional, junto do público especializado e não especializado. A programação da Trienal inclui atividade permanente e de produção de eventos cíclicos que incluem, entre outros, a organização de concursos, conferências, exposições, publicações e produções audiovisuais.

Assente na grande qualidade e no desenvolvimento da arquitetura portuguesa, a Trienal pretende constituir-se como um grande fórum de discussão das questões da arquitetura contemporânea, partindo do princípio de que a prática arquitetónica é uma expressão fundamental da criação do lugar, da construção de uma cidadania integradora e da afirmação cultural.