Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Movimento Milénio atribui prémio na categoria Consumo: Portable Clouds

Movimento Milénio atribui prémio na categoria Consumo: Portable Clouds

2011/11/18

Movimento Milénio, uma iniciativa do Millennium bcp e do jornal Expresso, atribui prémio a Adalberto Rodrigues e Ricardo Barbosa Vicente, na categoria Consumo

O Mundo está a mudar rapidamente. Portugal não pode ficar parado

O Movimento Milénio, uma iniciativa promovida pelo Jornal Expresso e pelo Millennium bcp, acaba de atribuir o primeiro prémio, na categoria Consumo, a Adalberto Rodrigues e Ricardo Barbosa Vicente. Este projeto sugere o desenvolvimento de um dispositivo portátil e de low cost de captação de água, que simultaneamente a torne potável para uso humano e agrícola. Saiba mais sobre a proposta vencedora em http://www.movimentomilenio.com/2011/10/portable-cloud/.

Nesta categoria, foram apurados quatro finalistas, que defenderam as suas propostas perante o Júri, constituído por António Ramalho (Vice-Presidente executivo do Millennium bcp), Francisco Pinto Balsemão (Presidente do Grupo Impresa), Luís Reis (Chief Corporate Centre Officer da Sonae), Albano Homem de Mello (sócio da empresa H3) e Mafalda Anjos (editora da REVISTA ÚNICA do EXPRESSO), num almoço que se realizou hoje no Pavilhão do Conhecimento. Nas quatro propostas finalistas, além da vencedora, estavam ainda: uma proposta de Filipe Saraiva, que propunha a criação da plataforma Dou.pt, uma espécie de "eBay para doações" com o objetivo de incentivar a reutilização e reciclagem.

Neste portal os utilizadores procurariam pessoas interessadas nos seus bens usados e podem ainda receber instruções sobre a reciclagem de objetos invulgares. (http://www.movimentomilenio.com/2011/10/queres-ou-deito-fora/); o projeto de Filipe Santos Marinho, arquiteto de 28 anos, que visa criar um "Livro de Reclamações" para telemóvel que permite aos utilizadores reclamar diretamente junto das entidades competentes. Uma aplicação simples, gratuita, de rápido acesso e mais eficaz na proteção dos direitos do consumidor do que o atual "Livro de Reclamações" em papel (http://www.movimentomilenio.com/2011/09/uma-aplicacao-para-reclamar-na-hora/ ); e um mercado para os pequeninos, onde a professora Teresa Cunha propõe um mercado de trocas para crianças, que se realizaria no Jardim Botânico de Coimbra.

Este evento tem por objetivos não só fomentar hábitos de reciclagem entre as crianças mas também libertá-las do sentimento de posse incentivando-as a circular os seus jogos e brinquedos usados (http://www.movimentomilenio.com/2011/10/um-mercado-para-os-pequeninos/).

O vencedor recebe como prémio a participação numa conferência internacional de referência, até um valor máximo de 12.500 euros e participará também no grande evento final do Movimento Milénio, que se realizará em dezembro.

Até 17 de outubro, foram submetidas 21 propostas no site www.movimentomilenio.com, na categoria Consumo.

O Movimento Milénio quer promover e participar na transformação da sociedade portuguesa do futuro, lançando o desafio a todos os cidadãos a participarem na procura de respostas e soluções para as grandes questões que vão definir e caracterizar a vida das próximas gerações de portugueses.

O site do Movimento Milénio foi para o ar no dia 3 de fevereiro e vai publicando notícias, histórias e curiosidades ligadas ao futuro. O site www.movimentomilenio.com é o ponto de partida e de chegada de todas as propostas, dúvidas e sugestões. Esta iniciativa conta também com página própria no facebook e twitter.