Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Movimento Milénio regressa em 2012

Movimento Milénio regressa em 2012

2011/12/07

Movimento Milénio, uma iniciativa do Millennium bcp e jornal Expresso, teve ontem a sua sessão de encerramento

O Movimento Milénio, uma iniciativa promovida pelo Jornal Expresso e pelo Millennium bcp, teve ontem a sua sessão de encerramento no Convento do Beato. O Movimento Milénio assumiu-se como uma grande iniciativa nacional de procura de respostas, revelação de caminhos e tendências para o futuro com verdadeiro impacto na vida dos portugueses. O movimento decorreu ao longo de todo o ano de 2011 e convidou todos os portugueses a participar com as suas ideias e projetos para o futuro do país em quatro grandes áreas: Democracia, Negócios, Cidades e Consumo.

Na categoria de Democracia, o prémio foi atribuído ao Voto Simplex (de Stephanie de Matos e de André Silva Cabrita), projeto que visa diminuir a abstenção e, por outro lado, simplificar a forma como se vota: os dois vencedores propõem que os portugueses possam votar numa qualquer caixa automática multibanco, através da introdução do Cartão do Cidadão.

Na categoria de Negócios, o vencedor foi a Inocrowd (Soraya Gadit, Mário Lavado e João Moita), que tem por objetivo "ligar" empresas apostadas em inovar a investigadores e à comunidade em geral, mediante uma plataforma tecnológica de inovação aberta. A InoCrowd visa, deste modo, aumentar a competitividade do setor empresarial português.

Já em Cidades, o prémio foi para a Cidade do Surf (Miguel Figueira e a um grupo de cidadãos da Figueira da Foz), e tem como objetivo transformar a Figueira da Foz na cidade do surf, salvaguardando e valorizando a sua orla costeira minimizando os efeitos do porto comercial. No Consumo, o vencedor foi a Portable Cloud (Ricardo Barbosa Vicente e Adalberto Rodrigues), projeto que tenciona criar nuvens portáteis responsáveis pela criação de água potável através da humidade presente no ar, o que poderá vir a ter usos importantes em zonas de desastre, conflito e outras.

Os quatro vencedores receberam, cada um, um prémio até € 12.500 para participarem numa conferência mundial de referência na respetiva área.

O Movimento Milénio estará de volta no próximo ano, procurando encontrar novas ideias para o futuro.