Millennium bcp com notação "AAA" em rating de Governo Societário Católica Lisbon/AEM
2011/12/16
Estudo realizado em 44 empresas portuguesas cotadas
O Millennium bcp acaba de ser distinguido com AAA (rating máximo) num estudo independente e inovador, realizado pela Universidade Católica Portuguesa, a pedido da AEM-Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado, sobre o grau de observância das recomendações vigentes relativas ao governo das sociedades em Portugal.
Este estudo foi realizado para 44 empresas portuguesas cotadas, tendo sido atribuída uma notação de rating societário baseado num índice de observância de recomendações de governo das sociedades com uma ponderação entre as diversas recomendações, medida em função da sua efetiva relevância.
O método de construção do Índice resulta de uma análise de diversos benchmarks internacionais. Esta notação de rating de corporate governance tem uma escala de D (rating mínimo) até AAA (rating máximo).
A consciência de que a confiança na instituição é um pilar fundamental para que se atinjam os objetivos a que esta se propõe, leva a uma reflexão profunda e constante sobre a melhor forma de organização da sociedade e de criação de mecanismos de fiscalização e controlo que permitam reforçar a sua credibilidade e solidez.
Neste sentido o Millennium bcp não só acompanha de perto os diferentes modelos que a nível nacional e internacional têm sido recomendados e implementados, como participa ativamente na reflexão que a vários níveis se encetou sobre as melhores práticas de governo societário.
No Millennium bcp, a corporate governance integra a cultura fundacional do Banco, que sempre pautou a sua atuação pela adoção de práticas que contribuam para assegurar:
- A transparência nas práticas de governação e processos de decisão;
- A fiscalização e controlo independente da sua implementação e
- A participação efetiva e informada dos acionistas na vida da sociedade.
Esta prestigiante distinção é o reconhecimento de que o maior grupo financeiro privado em Portugal, contribui para a consolidação do desenvolvimento sustentável, tendo por isso uma responsabilidade acrescida na forma como desenvolve a sua atividade e no modo como a comunica aos seus stakeholders e às comunidades em que se insere de acordo com os melhores padrões de qualidade.
Para mais informações sobre enquadramento e metodologia deste rating, poderá ser consultado o link: http://www.emitentes.pt/