Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Fundação Millennium bcp associa-se ao Instituto de Medicina molecular na luta contra os tumores pediátricos

2012/12/13

A Fundação Millennium bcp e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) assinam amanhã um protocolo a três anos que estabelece a doação de um montante total de 150 mil euros, que será utilizado pelo IMM num conjunto de iniciativas de investigação e desenvolvimento do tratamento de tumores cerebrais.

Das iniciativas previstas no protocolo destaca-se a criação e desenvolvimento de um banco de tecidos de tumores cerebrais e a criação de um programa de cooperação entre o IMM e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), nomeadamente na área dos tumores pediátricos.

A assinatura do referido protocolo ocorre no Dia Aberto do Biobanco-IMM, uma data que o IMM institui com o intuito de sensibilizar a população em geral, mas também a comunidade científica, médica e académica para a importância dos bancos de tecidos na investigação científica e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

Com a assinatura do protocolo que permitirá a criação de um banco de tecidos de tumores cerebrais e do referido programa de cooperação com os PALOP, a Fundação Millennium bcp associa-se a este esforço de consciencialização da comunidade para a importância dos bancos de amostras.

O evento contará com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa. Da parte do IMM marcarão presença o Professor João Lobo Antunes e a Prof. Carmo-Fonseca e pela Fundação Millennium bcp estarão o Dr. Fernando Nogueira (Presidente) e o Eng. Artur Luna Pais (Administrador Executivo).

O Dia Aberto do Biobanco-IMM terá assim lugar no dia 14 de Dezembro, no IMM, pelas 14h30. Localizado no Centro Académico Médico de Lisboa do campus do Hospital de Santa Maria, o Biobanco-IMM é uma estrutura do Instituto de Medicina Molecular (IMM), que dispõe de cerca de 26.000 amostras de sangue, saliva, urina, osso e tecido tumoral, doadas voluntariamente e colocadas ao serviço da investigação biomédica.

Fim de comunicado