Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Cardiopatia congénita une Fundação Millennium bcp e a Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta

2012/12/18

A Fundação Millennium bcp e a Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta (LAHSM) assinam hoje um protocolo a três anos, segundo o qual a primeira doará à segunda um montante total de 180 mil euros, que será utilizado no desenvolvimento de um projeto de investigação de casos de cardiopatia congénita levado a cabo pelo Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta, em colaboração com a Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

O projecto de investigação envolve a prestigiada universidade de Harvard é coordenado pelo Senhor Dr. José Diogo Ferreira Martins, e pretende estudar as propriedades biomecânicas das artérias para promover uma mudança no paradigma de tratamento da doença a nível mundial. O estudo procura assim abrir novos caminhos para o tratamento da coartação da aorta em particular e das cardiopatias congénitas em geral.

As cardiopatias congénitas são doenças que resultam de anomalias no desenvolvimento do coração fetal e se manifestam após o nascimento. São atualmente responsáveis pela maior percentagem de mortes por anomalias congénitas e constituem a maior causa de mortalidade infantil nos países desenvolvidos.

A assinatura do protocolo terá lugar hoje, dia 18 de Dezembro, pelas 16h00 na Sede da LAHSM, na Rua de Santa Marta, nº 50, em Lisboa. O evento contará com a presença da Dra. Teresa Sustelo, Presidente do CA, em representação do Centro Hospitalar de Lisboa Central, do Dr. Eduardo Gomes da Silva, Diretor Clinico, Dra. Vanessa Rodrigues, Administrador Delegado do Hospital de Santa Marta, Dr. António Arnaut, Diretor Clínico Adjunto, e Dra. Fatima Pinto. Diretora de Serviço da Cardiologia Pediátrica.

Da parte da Fundação Millennium bcp marcará presença o Sr. Embaixador António Monteiro, Presidente do Conselho de Administração do Millennium bcp, Dr. Fernando Nogueira, Presidente da Fundação Millennium bcp e a Dra. Helena Mena, Administradora Executiva.

Fim de comunicado