Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp Microcrédito atribui prémio no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Millennium bcp Microcrédito atribui prémio no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

14/06/2012

O Millennium bcp acaba de entregar um prémio de 5.000 euros a José Faria, um Microempreendedor de Funchal que apresentou o melhor projeto de negócio no âmbito da 2ª Edição do Prémio Microcrédito para Microempreendedores Portadores de Deficiência.

José Faria tem em si o espírito lutador, perseverança e iniciativa que fazem dele um verdadeiro empreendedor. Nasceu com uma paralisia infantil na perna direita, mas enquanto realizava o seu percurso escolar, cedo se apercebeu que tinha uma especial vocação para trabalhos manuais. Em 1992 completou o Curso de Reparação de Calçado numa escola de ensino especializado para portadores de deficiência motora e desde essa altura tem vivido da sua arte, mas sem nunca ter tido oportunidade de criar um negócio próprio.

Agora, através do Millennium bcp Microcrédito, essa oportunidade de implementar uma oficina de sapateiro no Funchal finalmente surgiu, e é com muito orgulho que José Faria fala do seu projeto: "Sinto-me uma pessoa feliz por poder contribuir com o meu trabalho para a sociedade. Sinto que as pessoas também se sentem felizes com o meu trabalho e tudo se deve ao Microcrédito."

Esta iniciativa do Microcredito Millennium, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, visa apoiar a criação de um negócio viável, conforme proposta apresentada por pessoa portadora de deficiência e sem acesso a crédito bancário. Após avaliação das candidaturas apresentadas, é escolhido o vencedor, que irá contar com o apoio da equipa Millennium bcp Microcrédito para desenvolver e implementar a sua ideia de negócio. Poderá também usufruir de uma linha de financiamento complementar concedida ao abrigo das regras do Microcrédito.

O Microcrédito é reconhecido como um instrumento eficaz no combate à pobreza e à exclusão social, por ser um instrumento potenciador do empreendedorismo, da redução da subsídio-dependência e do combate ao desemprego.

Através do Microcrédito, o Millennium bcp já financiou 19,6 milhões de euros, apoiando a criação de cerca de 2.379 negócios, que geraram aproximadamente 3.570 novos postos de trabalho. Na Ilha da Madeira foi financiado um total de 2,4 milhões de euros, para apoio a 222 novos projetos de negócio, o que se traduziu na criação de 368 novos postos de trabalho.