Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Banco Comercial Português informa sobre Resultados do Bank Millennium (Polónia) em 2012

Banco Comercial Português informa sobre Resultados do Bank Millennium (Polónia) em 2012

01/02/2013

Banco Comercial Português informa sobre Resultados do Bank Millennium (Polónia) em 2012
O Banco Comercial Português, S.A. informa que o Bank Millennium S.A. com sede em Varsóvia, Polónia, entidade na qual detém 65,5% do capital e que consolida nas suas contas pelo método integral, divulgou hoje os resultados de 2012, cujos destaques passamos a transcrever:

"O lucro líquido consolidado do Bank Millennium no exercício 2012 totalizou 472,2 milhões de PLN (113,1 milhões de euros), o que corresponde a um crescimento de 1,2% relativamente ao lucro líquido de 2011. No 4 º trimestre de 2012 o lucro líquido atingiu 125,9 milhões de PLN (30,2 milhões de euros), o que representou um aumento de 0,6% em relação ao 3º trimestre de 2012.

2012 foi mais um ano de melhoria da rentabilidade operacional: crescimento das receitas e custos controlados. O produto bancário cresceu 3,4% em base anual e os custos operacionais diminuíram 0,3%, o que permitiu uma melhoria da eficiência operacional: o rácio cost-to-Income registou uma redução adicional para 57,4% (ou seja, 2,1 pp inferior ao rácio de 2011). Ao mesmo tempo, o custo do risco aumentou 31% em 2012, principalmente devido ao maior provisionamento para exposições ao setor de construção. Como resultado, o lucro líquido em 2012 registou um crescimento ligeiro de 1,2% em relação a 2011.

Apesar de algum abrandamento da economia polaca, observado desde o terceiro trimestre de 2012, o Bank Millennium conseguiu alcançar um crescimento muito sólido dos negócios. O número de contas correntes de retalho aumentou de 153 mil em 2012 e o total de depósitos teve um crescimento significativo de 10,6%, em resultado do enfoque nas vendas, ajustes de preço de produtos e campanhas específicas. No final de 2012 o total do crédito líquido a clientes do Bank Millennium atingiu 40,2 mil milhões de PLN (9,9 mil milhões de euros), registando uma diminuição devido ao efeito cambial. Sem esse efeito da valorização do zloty, a carteira de crédito teria aumentado 1,3% em base anual.

2012 foi também o ano do enfoque no estabelecimento dos mais elevados padrões em termos da qualidade do serviço prestado aos nossos clientes e outro stakeholders, com resultados positivos reconhecidos sob a forma de vários prémios alcançados pelo Banco:
- O “ Best and Friendliest Internet Bank in Poland” e o segundo “Most Friendly Bank for individuals” pela Newsweek - o Banco atingiu as melhores pontuações, na maioria das categorias analisadas, incluindo: canais de comunicação, canais transacionais, qualidade de serviço, captura e retenção de clientes.
- O “Best Internet Bank for Clients” na Europa Central e Oriental pela Global Finance.
- O “Medal Winning Bank” no Programa de Qualidade de Serviço pelo semanário polaco Wprost.
- O segundo “Best Bank for Companies” pela revista Forbes para a qualidade da oferta e do serviço para o segmento das PME.
- Incluído novamente no Índice “RESPECT” - a confirmação de que o Banco adota os mais altos padrões em matéria de governação societária, reporte e relações com investidores.

No final de 2012, o Bank Millennium obteve autorização para aplicar a metodologia Internal Rating Based (IRB) para efeitos de cálculo dos requisitos de capital para parte da sua carteira de crédito de retalho. Os reguladores (Banco de Portugal e KNF) definiram um nível temporário mínimo - equivalente a 80% dos requisitos usando a metodologia standard. O Rácio de capital, com base nessa metodologia, situava-se em 14,5% no final de 2012 e o rácio Core Tier 1 em 12,9%.

O Conselho de Administração do Banco tenciona propor ao Conselho de Supervisão e à Assembleia Geral de Acionistas a retenção da totalidade do resultado de 2012. Ao mesmo tempo, o Conselho de Administração acredita ser possível retomar a regular distribuição de dividendos a partir de 2014."

O comunicado completo da apresentação de resultados do Bank Millennium encontra-se disponível no respetivo site: www.bankmillennium.pl.

Banco Comercial Português

Fim de comunicado