Skip BreadcrumbHome / Imprensa / "Baixa em Tempo Real"

"Baixa em Tempo Real"

2013/02/02

Fundação Millennium bcp e Universidade Lusófona revelam uma Baixa desconhecida na Galeria Millennium

A Fundação Millennium bcp procede amanhã, dia 2 de fevereiro, à abertura ao público da exposição “Baixa em Tempo Real”, um projeto do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) que revela uma baixa pombalina desconhecida de muitos através de sofisticados recursos digitais. Esta exposição, a decorrer na Galeria Millennium, na Rua Augusta, em Lisboa, é de acesso gratuito e aborda temas como ‘Lisboa em meados do século XVIII’, ‘o terramoto de 1755’, ‘Planeamento urbano, Engenharia e Arquitetura pombalina’, ‘A Baixa no século XIX e XX e suas manifestações políticas, sociais e culturais’ e ‘A Baixa contemporânea enquanto centro cultural da cidade’, através de inovações tecnológicas que permitem uma interação incomum com as instalações presentes na exposição.

A “Baixa em Tempo Real” estará patente até ao dia 30 de março de 2013 na Galeria Millennium, em Lisboa, e integra a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil, possuindo a chancela do seu Comissariado-geral.

O projeto, que tem a coordenação do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, conta com a colaboração de Docentes, Discentes e Investigadores dos Departamentos de Animação Digital, Cinema Vídeo e Multimédia, Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, Artes e Design e de Museologia da ULHT.

O CONCEITO: UM CONVITE À INTERAÇÃO

A exposição ocupa os três pisos da Galeria Millennium e é composta por diferentes instalações, todas elas marcantes por se tratarem de tecnologias inovadoras: uma Galeria Multimédia e Táctil, uma instalação de Ligação em Tempo Real com o espaço envolvente, um Mural da Baixa em Realidade Aumentada, duas instalações do Corpo como Interface de Comunicação, um Painel da Calçada Portuguesa em Sabão Artesanal, Maquetes Tridimensionais, uma aplicação com a tradução em Língua Gestual Portuguesa dos conteúdos multimédia da exposição além de um conjunto de documentação iconográfica disponível para manipulação pelo público.

PROJETO DE ACESSIBILIDADE

Tratando-se de uma exposição para todos, a acessibilidade foi tratada de modo a que pessoas com mobilidade reduzida, deficiências auditivas, intelectuais e visuais possam interagir com as instalações através de recursos específicos. Além das instalações como a “Galeria Táctil”, as maquetes tridimensionais, o áudio-guia, a aplicação em Língua Gestual Portuguesa e a tradução de todos os conteúdos em Inglês, o espaço arquitetónico que acolhe a Exposição foi igualmente adaptado de acordo com diferentes requisitos de acessibilidade em espaços públicos.

FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP

Instituída (1991) pelo Banco Comercial Português, a Fundação surge como reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco, o qual desde sempre entendeu assumir, a par da sua atividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.
A atividade da Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de solidariedade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção - Cultura-Educação, Investigação e Beneficência.

A Fundação Millennium bcp está disponível nas redes sociais, em www.facebook.com/fundacaomillennium

Exposição "Baixa em Tempo Real"
Local: Galeria Millennium
Endereço: Rua Augusta, 96 – Baixa, Lisboa.
Período: 02 de fevereiro a 30 de março de 2013
Horários: Aberto todos os dias (exceto domingos e feriados), 10h00-13h00/14h00-17h00
Entrada Gratuita – Acesso e atendimento a portadores de necessidades especiais
Site oficial: www.baixaemtemporeal.net