Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Exposição "Baixa em Tempo Real" prolongada até 24 de maio

Exposição "Baixa em Tempo Real" prolongada até 24 de maio

09/04/2013

A Exposição Baixa em Tempo Real, em mostra na Galeria Millennium, na R. Augusta, em Lisboa, vai prolongar-se até 24 de Maio, dada a forte adesão do público.

Em menos de dois meses, a exposição recebeu cerca de 3500 visitantes.

A Exposição "Baixa em Tempo Real" propõe um espaço interpretativo sobre a Baixa Pombalina/Chiado, coração cultural da cidade de Lisboa na sua diversidade e multiculturalidade, por meio de uma leitura cosmopolita e contemporânea baseada na palavra de quem a vive. Tudo isto por meio de instalações lúdicas e tecnológicas, e de um projeto de acessibilidade que visa promover a inclusão, total ou parcial, de visitantes/utilizadores com diferentes tipos de necessidades especiais.

Esta exposição é um projeto do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) que revela uma baixa pombalina
desconhecida de muitos através de sofisticados recursos digitais. Esta exposição, a decorrer na Galeria Millennium, na Rua Augusta, em Lisboa, é de acesso gratuito e aborda temas como "Lisboa em meados do século XVIII"', "o terramoto de 1755", Planeamento urbano, Engenharia e Arquitetura pombalina, "A Baixa no século XIX e XX e suas manifestações políticas, sociais e culturais" e "A Baixa contemporânea enquanto centro cultural da cidade", através de inovações tecnológicas que permitem uma interação incomum com as instalações presentes na exposição.

O sucesso desta iniciativa, desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do Millennium bcp, releva o contributo do Banco para o enriquecimento cultural do país.

A Fundação Millennium bcp está disponível nas redes sociais, em www.facebook.com/fundacaomillennium.
Exposição “Baixa em Tempo Real”
Local: Galeria Millennium
Endereço: Rua Augusta, 96 - Baixa, Lisboa.
Horários: Aberto todos os dias (exceto domingos e feriados), 10h00-13h00/14h00-17h00
Entrada Gratuita Acesso e atendimento a portadores de necessidades especiais
Site oficial: www.baixaemtemporeal.net

Baixa em Tempo Real Acessibilidade para Todos

Em plena Rua Augusta na Galeria Millennium, a exposição Baixa em Tempo Real, desafia portugueses e estrangeiros a conhecerem a história de uma das zonas mais nobres de Lisboa, a qual se tornou atualmente no verdadeiro coração cultural da cidade.

A exposição distingue-se pelas componentes multimédia e multissensorial, dispõe de interfaces de realidade aumentada, instalações interativas com o corpo como interface de comunicação e ligações em tempo real com o comércio envolvente e com o Museu da República no Rio de Janeiro, onde se encontra em simultâneo a exposição “Baixa e Catete em Tempo Real”.

O objetivo geral deste projeto de acessibilidade foi o de criar as infraestruturas e recursos necessários para que o visitante com necessidades especiais possa individualmente explorar a exposição ao seu ritmo, sem necessidade de guia.

Neste sentido, para os visitantes portadores de deficiências visuais é-lhes fornecido uma planta em relevo, um piso tátil distribuído pelos três pisos da galeria e um áudio-guia que direciona e descrever a exposição.

A galeria tátil está camuflada na galeria multimédia e só com alguma atenção podemos ver que sobre as fotografias se encontra uma película transparente em relevo, que sem interferir na leitura visual da imagem adiciona leitura tátil.

Sobre a mesa exploratória podemos encontrar vários documentos em relevo, em diferentes materiais, nomeadamente papel, barro, gesso ou balsa, onde a iconografia da exposição se encontra representada em relevo e descrita em braille e a negro.

O site na internet funciona com uma janela para a própria exposição, onde um dos pisos da galeria pode ser visto em tempo real. Neste site o visitante que não possa deslocar-se à exposição ou o visitante que queira continuar a visita em casa pode aceder a todos os conteúdos da exposição disponíveis em open source.

A aplicação Baixa Gestual permite às pessoas portadoras de deficiências auditivas visitarem livremente a exposição. Basta apontarem o dispositivo móvel para a imagem associada ao vídeo e de imediato surge em realidade aumentada o vídeo correspondente com a interpretação em língua gestual portuguesa. O visitante que disponha de um iPad ou iPhone pode fazer o download gratuito da aplicação na Appstore e explorar a exposição com o seu dispositivo.

A galeria conta também com rampas de acesso na entrada da galeria, casas de banho adaptadas, elevador, sinalética em braille e espaço para circular.

O projeto da acessibilidade para todos foi desenvolvido pelo Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em parceria com alunos e docentes do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio. A Fundação Millenniumbcp apoiou e incentivou este projeto.

Medidas simples, que garantem a todos o direito à cultura.
A exposição é gratuita e está patente até 24 de Maio na Galeria Millennium na Rua Augusta 96.
Para mais informações pode aceder ao site www.baixaemtemporeal.net

 

Banco Comercial Português
Fim de comunicado