Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Fundação Millennium bcp inaugura exposição"A Sardinha é de Todos!" no âmbito das Festas de Lisboa' 2013

Fundação Millennium bcp inaugura exposição"A Sardinha é de Todos!" no âmbito das Festas de Lisboa' 2013

22/06/2013

A Fundação Millennium bcp acaba de inaugurar, na Galeria Millennium na Rua Augusta, a exposição “A Sardinha é de todos!”, integrada na programação das Festas de Lisboa’13.

A sardinha é um símbolo gastronómico identificador da tradição local, dos Santos Populares e de Lisboa, e em 2003 entra oficialmente no léxico gráfico das festas anuais da cidade. Desde então, ano após ano, a sardinha afirmou-se como marca das Festas de Lisboa e viu fortalecido o seu cariz simbólico junto do público, nacional e estrangeiro, que anualmente e ao longo do mês de Junho visitam a cidade. Para isso tem contribuído o concurso de criatividade que, desde 2011, a EGEAC lança, desafiando artistas, criativos e toda a comunidade nacional e internacional a participarem com a sua proposta de sardinha. Em 2013, a Sardinha, como marca das Festas de Lisboa, celebra o seu 10º aniversário. Esta exposição procura ser uma retrospetiva da sua presença nas várias campanhas de comunicação das Festas de Lisboa e mostrar, através da diversidade e pluralidade de trabalhos, uma história de envolvimento crescente entre a comunidade e o símbolo.

 Na 3ª edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa’13, e no ano em que se comemora o 10.º aniversário da Sardinha, o número de participantes voltou a crescer e a EGEAC recebeu um total de 6.446 propostas de Sardinhas, de 3.207 candidatos entre os 7 meses e os 92 anos. Este ano a Sardinha quis viajar mais longe e o concurso obteve um total de 676 localidades e 53 nacionalidades concorrentes, o que se traduz numa participação estrangeira de 15%. Além das 5.400 Sardinhas portuguesas, nadaram até Lisboa 209 Sardinhas brasileiras, 173 espanholas, 172 italianas, 41 romenas, entre outras vindas de países como a Ucrânia, Sérvia, Angola, Bósnia, Cuba, Índia, Perú, Tailândia, Japão ou China.

O Millennium bcp desvenda na página da Fundação no Facebook as iniciativas que irá promover no âmbito da exposição “A Sardinha é de todos!”. Através do site do Bancowww.millenniumbcp.pt ou da página de Facebook da Fundação Millennium bcp, será ainda possível efetuar “download” da imagem das sardinhas que servirá para marcadores de livros.

As 10 Sardinhas vencedoras podem ser consultadas através do site das Festas de Lisboa’13 ou através da página de Facebook da Fundação Millennium bcp ou das Festas de Lisboa’13.

A exposição “A sardinha é nossa” em 2012 contou com cerca de 28 mil visitantes na Galeria Millennium.

A exposição “A Sardinha é de todos!” estará patente até 24 de Agosto. A entrada é livre. A partir do dia 11 de junho, e até ao término da exposição, a Galeria Millennium não encerrará à hora do almoço.

O sucesso desta iniciativa, desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do Millennium bcp, releva o contributo do Banco para o enriquecimento cultural do país.


Fim de comunicado
Banco Comercial Português