Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Modelo de governance e relação com investidores do Millennium bcp distinguidos pela CFI

Modelo de governance e relação com investidores do Millennium bcp distinguidos pela CFI

18/06/2013

O Millennium bcp acaba de ser distinguido pela prestigiada revista Capital Finance International (Cfi.co) com os prémios Best Corporate Governance e Best Investor Relations Team em Portugal, 2012. As distinções refletem o esforço feito pelo Millennium bcp desde a mudança do seu modelo de governação, com maior proximidade aos acionistas e outros stakeholders, o que transmite confiança ao mercado.

A CFI afirmou que "o Millennium bcp distinguiu-se como um exemplo, não só em Portugal mas entre os bancos de todo o mundo, de como a evolução constante, a aplicação dos padrões mais altos na governação e uma clara e concisa comunicação dos objetivos, mesmo em alturas difíceis, pode trazer benefícios para todos os stakeholders".

O modelo de governance do Millennium bcp caracteriza-se pela diversidade do seu Conselho de Administração, com administradores executivos e não-executivos independentes, e representantes de acionistas. O modelo distingue-se igualmente pelo forte acompanhamento de atividade do Banco pelos membros não-executivos e pela existência de um importante conjunto de comissões, incluindo a Comissão de Avaliação de Riscos, de Governo Societário, de Nomeações e Avaliações bem como o Conselho de Remunerações e Previdência, que garantem uma gestão do Banco que é eficaz e rigorosa.

A equipa de relação com investidores do Millennium bcp "fez um excelente trabalho na comunicação e construção de uma relação de confiança com um largo espectro de investidores," afirmou a Capital Finance International. "Os resultados desse trabalho são claros se considerarmos o aumento constante do número de pequenos investidores bem como os altos níveis de confiança por parte de investidores institucionais", refletido no sucesso do aumento de capital em 2012 e na performance do título desde aquela operação.

Em 2012 a equipa de relação com investidores do Millennium bcp reforçou a sua proximidade à base acionista através de reuniões constantes com investidores institucionais, com o lançamento de uma linha telefónica de apoio para investidores de retalho, e com a presença regular em conferências nacionais e internacionais. Em 2012 o número de acionistas do Millennium bcp subiu para 187.200, um aumento de quase 5.000 comparado com o final de 2011.

A CFI conclui afirmando que "os bancos de todo o mundo fariam bem em olhar para o Millennium bcp como um exemplo de como, mantendo e desenvolvendo os níveis mais altos de governação, as instituições financeiras podem manter e, no caso do Millennium bcp, construir a confiança mesmo em momentos atribulados".


Fim de comunicado
Banco Comercial Português