Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra recebe Arte Partilhada Millennium bcp nos 100 anos de Arte Portuguesa

Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra recebe Arte Partilhada Millennium bcp nos 100 anos de Arte Portuguesa

16/07/2013

O Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, traz a público já a partir de amanhã, 17 de Julho, a exposição de “Arte Partilhada Millennium bcp – 100 Anos de Arte Portuguesa nos 100 Anos do Museu Nacional de Machado de Castro”, uma mostra de pintura itinerante com trabalhos de conceituados artistas portugueses, que o Millennium bcp partilha, agora, de forma gratuita, com todos os residentes e visitantes da cidade.

Além do Embaixador António Monteiro, presidente do Conselho de Administração do Millennium bcp, o momento de inauguração, às 19h00 de hoje, contará ainda com a presença de Ana Alcoforado, Diretora do Museu.

A exposição reúne uma seleção de autores portugueses cuja produção artística se situa entre os anos de 1884 e 1992, abarcando os movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea.

Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo de Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, António Dacosta, António Palolo, António Silva Porto, Armanda Passos, Carlos Botelho, Columbano Bordalo Pinheiro, Costa Pinheiro, Dordio Gomes, Eduardo Batarda, Eduardo Luiz, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, João Hogan, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Pinheiro, José Escada, José Júlio de Sousa Pinto, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, René Bertholo e Vieira da Silva são os pintores que terão na exposição as suas obras representadas.

As obras expostas integram ainda, em reprodução fotográfica, um catálogo com textos científicos da historiadora de arte Raquel Henriques da Silva e conceção gráfica do atelier Silva Designers.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do banco, integra o ciclo de exposições de pintura Arte Partilhada Millennium bcp, iniciado em Maio de 2009, e com itinerância em Aveiro, Bragança, Vila Nova de Gaia, Évora, Funchal, Coimbra, Lisboa, Oeiras, Cascais, Porto e Viseu.

Através da partilha do seu património e alargando a sua coleção de pintura a novos olhares e novos públicos, o Millennium bcp visa contribuir para o enriquecimento cultural do país.

A mostra estará patente ao público até 29 de Setembro e a entrada é livre.

Quase simbolicamente, num momento muito especial da sua história, o Museu reabriu ao público a totalidade dos seus espaços, 100 Anos após a sua criação. Com efeito, o Museu acaba de receber obras de ampliação e requalificação que constituem a maior transformação a que foi submetido ao longo da sua história, pela forma como articula e dialoga com a envolvente urbana e com as coleções que abriga.

Fundado em 1911, o Museu abriu ao público, pela primeira vez, em Outubro de 1913. Foi seu fundador e primeiro diretor António Augusto Gonçalves, que lhe atribuiu o nome de Machado de Castro, como forma de homenagear esse grande vulto da escultura nacional, nascido em Coimbra em 1731, e com o qual se identificava numa veemente preocupação didática.

Fim de comunicado
Banco Comercial Português