Skip BreadcrumbHome / Poupanças e Investimentos / Warrants
warrants.jpg
 

O que são Warrants?

Os Warrants são produtos financeiros cotados em bolsa, indexados a ativos negociados em mercados organizados, cuja evolução e comportamento depende da evolução desses mesmos ativos.

Conferem ao seu detentor o direito, não a obrigação, de comprar (Call Warrant) ou de vender (Put Warrant) o ativo subjacente ao qual estão indexados ao preço inicialmente contratado (preço de exercício) e numa data futura igualmente pré-fixada (data de maturidade).

O último dia de negociação dos Warrants é o 4º dia útil antes da data de maturidade e pode ser consultado nas respetivas fichas técnicas.

Call Warrants

Quando um investidor acredita na apreciação de determinado ativo, deverá comprar um Call Warrant. Este permite-lhe beneficiar dessa apreciação ao mesmo tempo que lhe limita a perda potencial. O gráfico 1 ajuda a perceber a relação.

Put Warrants

Se um investidor quer proteger a sua carteira de eventuais quedas ou beneficiar de desvalorizações do mercado de acordo com uma visão de descida de preços, a compra de um Put Warrant é o investimento aconselhado, uma vez que lhe dá o direito a vender o ativo.

Turbo Warrants

Os Turbo Warrants, também designados por Warrants Estruturados ou Warrants com Barreira, apresentam características muito semelhantes aos Vanilla Warrants ou convencionais. Existe, no entanto, um fator que diferencia, de forma determinante, os "Turbo Warrants" e que introduz um elemento adicional de risco: a barreira "knock out".

A barreira "knock out" representa uma fasquia cujo valor, definido no prospeto de emissão, é igual ao preço de exercício. Se em algum momento, durante o período de negociação, a barreira "knock out" for atingida ou ultrapassada pelo valor do ativo subjacente, os direitos inerentes ao Warrant cessam e este extingue-se de imediato.

Comparativamente aos Warrants, destacam-se as seguintes vantagens e desvantagens:

Vantagens Desvantagens
Alavancagem - Preço inferior e Delta elevado, logo, alavancagem e elasticidade superiores Possibilidade de perder todo o investimento logo que a barreira "Knock out" seja atingida ou ultrapassada, i.e., quando o valor do ativo subjacente atingir ou ultrapassar o valor da barreira, durante o período de negociação.
Valor Temporal - sensibilidade à passagem do tempo pouco significativa, Theta baixo;
Volatilidade - reduzida sensibilidade à volatilidade, Vega baixo;
Delta elevado - o movimento do subjacente é, praticamente, direto (1:1) após ajustamento da paridade.

Nota: o risco associado a um Warrant Estruturado é geralmente superior ao risco de um Warrant tradicional com características equivalentes. Neste contexto, aconselha-se que a negociação ou investimento neste instrumento financeiro deve ser precedida de formação adequada e acompanhada de uma monitorização permanente da evolução do mercado. Uma vez que os Warrants Estruturados perdem todo o seu valor se a barreira "knock out" for atingida, contacte-nos de imediato se experimentar algum problema ou dificuldade a negociar este tipo de Warrants. O Millennium bcp não é responsável pelos danos ou prejuízos, actuais ou potenciais e incluindo lucros cessantes, que possam resultar, direta ou indiretamente, de interrupções, desconexões ou outras anomalias no site.

Risco de investir em Warrants

Risco de Mercado

Refere-se ao risco de valorização (desvalorização) do Warrant em consequência de variações nas diversas variáveis de mercado, nomeadamente, ativo subjacente, volatilidade implícita, taxa de juro e dividendos.

 

Risco de Liquidez

Refere-se ao risco de um investidor não encontrar contraparte no mercado, no momento ou na quantidade que pretende negociar. Por exemplo, no caso de um investidor decidir vender Warrants que tenha comprado, poderá não encontrar ninguém que lhos compre.
Para todos os Warrants autónomos emitidos em Portugal existe um market maker, registado na Euronext Lisbon, que tem por obrigação manter ordens de compra e de venda no mercado. Esta obrigatoriedade pode, no entanto, ser suspensa temporariamente se, por exemplo, ocorrer uma a suspensão da negociação do ativo subjacente.

Risco Operacional

Refere-se ao risco de não se conseguir fazer chegar a ordem, de compra ou de venda, ao mercado ou de não conseguir aferir o estado das ordens previamente enviadas. O percurso de uma ordem até à sua execução depende da operacionalidade das vias de comunicação (internet ou telefone) e dos sistemas informáticos que suportam o mercado.

 

Advertência

Os Certificados e Warrants são instrumentos financeiros complexos sujeitos ao risco de flutuação do preço e ao risco associado ao mercado de ações. Aconselha-se que os potenciais investidores estejam habituados a investir no mercado acionista e que tenham consciência da volatilidade do mercado de capitais. Não dispensa a consulta das fichas e notas técnicas de admissão à negociação disponíveis em millenniumbcp.pt, na sede do emitente, junto da Euronext Lisboa ou através do site www.euronext.com.

Este texto foi efetuado para fins unicamente informativos, não podendo em caso algum, ser considerado com uma recomendação de compra ou venda de qualquer tipo de Warrants.

02.002.4917 18/01/2012