Skip BreadcrumbHome / Soluções / Vamos a Contas! / Como poupar dinheiro?

Quero ensinar o meu filho a poupar!



  6 Anos

Os seis anos correspondem, por norma, à entrada das crianças no 1º ano de escolaridade. É a altura de começarem a ler, escrever e fazer contas.

Aos seis anos as crianças estão também mais atentas às ações dos pais. O facto de os verem a pagar com cartões, pode transmitir-lhes a ideia de que o dinheiro é ilimitado. Neste sentido, é importante que comecem a lidar com o dinheiro desde cedo, para que percebam de onde vem o dinheiro e como funcionam os meios de pagamentos.

Com a atribuição de uma pequena semanada ao seu filho ou pequenas quantias de dinheiro para comprar algo pontualmente, ele ganhará a consciência de que se gastar o dinheiro todo num dia, no dia seguinte já não o terá.

 

  10 Anos

Aos dez anos, uma criança já tem objetivos um pouco mais ambiciosos. Entrámos na era das bicicletas e das consolas de jogos.

Há que aproveitar esta fase para incentivar o seu filho a poupar.

Em vez de lhe comprar um objeto ou brinquedo no seu todo, deixe o seu filho contribuir. Isto permite que a criança fique com a noção de que se se esforçar na realização de uma poupança, consegue atingir um objetivo, ideia que pode ser transportada para todas as áreas da sua vida futura.

 

  13 Anos

Bem-vindo ao terceiro ciclo, altura em que o seu filho entrou oficialmente na adolescência!

Começam as idas ao cinema, os almoços e jantares com amigos, os programas!

Tendo em conta esta nova realidade e vertente social, a mesada/semanada poderá ser ajustada, contudo, cabe ao adolescente geri-la de modo a que consiga não ficar sem dinheiro a meio do mês.

A ideia de poupança deve ser reforçada e incentivada. Em alturas especiais, sempre que a criança receba um presente em dinheiro, pode acompanhar os pais ao Banco para depositar essa quantia e acompanhar o saldo da sua poupança. No Millennium bcp, a partir dos 14 anos, e com a autorização dos pais, a criança pode começar a acompanhar a sua conta através do site millenniumbcp.pt.

 

  18 Anos

Com 18 anos chega a idade das decisões, dos objetivos para a vida mas também das responsabilidades. Pensa-se em comprar carro, em fazer viagens com os amigos, em ir para a faculdade...

Nesta nova fase da vida do seu filho, convém que estabeleça, desde logo, de que forma ele poderá contribuir para as despesas como, por exemplo, no pagamento da gasolina, nas saídas à noite, nos almoços fora de casa, etc.

Para concretizar alguns desses objetivos, são muitos os jovens que recorrem a um part time job, durante as férias, de modo a não prejudicar o seu desempenho académico e, assim, poupar para os alcançar. As poupanças feitas até aqui podem, agora, ser úteis!





Calculadora financeira D.I.Y. (Do it Yourself) Dica do Mês

Calculadora financeira

O Millennium disponibiliza-lhe as Calculadoras Financeiras que o vão ajudar a gerir o seu dinheiro.

D.I.Y. (Do it Yourself)

Conheça 10 dicas para começar a poupar hoje!

Dica do Mês

Se quiser poupar, conheça a dica deste mês.




Artigos relacionados