Skip BreadcrumbHome / Fiscalidade / Recuperar o código do Cartão de Cidadão: nova funcionalidade com impressão digital

Particulares

Recuperar o código do Cartão de Cidadão: nova funcionalidade com impressão digital


O novo Cartão de Cidadão que começou a ser emitido a 16 de abril inclui uma nova funcionalidade que evita, no caso de perda dos códigos pessoais, que o seu titular tenha de pedir outro Cartão.

A nova funcionalidade permite a recuperação do código pessoal de desbloqueio do PIN, evitando que, no caso de perda dos códigos pessoais, seja necessário pedir e pagar por um novo Cartão.

O acesso faz-se através a utilização da funcionalidade de validação da impressão digital, efetuada presencialmente, que passa a estar disponível para todos os novos Cartões de Cidadão emitidos .

O pedido de recuperação do PUK para a fixação de novos PIN tem o custo de € 5.

A novidade surge na sequência de novas funcionalidades já implementadas no Cartão de Cidadão que oferecem mais serviços, funcionalidades e segurança, como é o caso da assinatura eletrónica com atributos profissionais e a renovação/cancelamento online no justiça.gov.pt ou Portal do Cidadão.

Os serviços digitais associados ao Cartão de Cidadão são permitem a assinatura digital e autenticação eletrónica em diferentes serviços digitais, disponibilizados através de autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

 

 

Informação da responsabilidade de LexPoint
© Todos os direitos reservados à LexPoint, Lda
Este texto é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.


 

07.05.2018